Hoje Veranópolis tem a abertura da XI Festa da Maçã. Os principais momentos da Femaçã serão transmitidos em todas as nossas plataformas, acompanhe aqui Rádio Kom TV.
Origem do cultivo da Maçã no Brasil
Veranópolis é o município pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, por isso ficou conhecida como “Berço Nacional da Maçã”.
A história começou com o agricultor José Bim que comprou uma maçã, vinda da Califórnia, em 1935. Ele plantou em Lajeadinho, cinco sementes e conseguiu que um pezinho sobrevivesse, o qual, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã, que não murchava e não perdia o peso depois de muito tempo guardada. Com o passar do tempo José Bim foi multiplicando a macieira e dela fazendo novos enxertos, distribuindo mudas a seus vizinhos, começando assim a surgir pomares desta variedade, denominada Maçã José Bim.
Em 1960, a comunidade de Lajeadinho teve a iniciativa de realizar a 1° festa da Maçã obtendo muito sucesso, já que o cultivo da maçã ganhava grande espaço no setor agrícola. De 1960 a 1970, o evento aconteceu no distrito anualmente, até que em 1971 foi realizada a 1° festa Municipal da Maçã, de 23 a 30 de maio.
A Femaçã através do tempo
O sucesso do evento municipal empolgou a todos, e assim, em 1973, Veranópolis realizava a 1° Festa Estadual da Maçã, ocorrida de 23 de maio a 13 de junho.
Um novo passo foi dado e, em 1976, com a presença do Exmo. Presidente da República Ernesto Grisel e do Exmo. Governador do RS Sinval Guazelli, foi aberta a 1° Festa Nacional da Maçã (Femaçã), de 21 a 31 de maio.
Com o sucesso do evento nacional, Veranópolis confirmou seu status de “Berço Nacional da maçã” e a Femaçã tornou-se uma festa tradicional no calendário da região mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município atraindo, assim, investimentos em diversas áreas.
Em 1979 aconteceu a 2ª Femaçã, em 1983 a 3ª, em 1986 a 4ª edição, no ano de 1990 a 5ª e em 1994 a 6ª festa. Depois de um período de 14 anos sem a realização, o evento foi retomado com força total em 2008 com a 7ª edição, em 2011 aconteceu a 8ª festa, em 2015 tivemos a 9ª edição, em 2019 o sucesso da 10ª edição, e finalmente em 2023, viveremos um doce desejo com a 11ª edição!
10h30min Abertura Oficial
Evento de Abertura Oficial da XI Femaçã com presença de autoridades, convidados e público em geral.
– Apresentação da Orquestra de Sopros de Veranópolis
– Apresentação do Coro da Associação Musical de Veranópolis
Local: Palco Gala
13h Show com Enlace Trio
Local: Palco Bin
13h Show com Fabiano Dias
Local: Palco Fuji
Das 13h às 16h Oficina de Sensibilização Hospital Amigo do Idoso
Com a equipe do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi.
Local: Espaço da Longevidade
14 horas
Local: Palco Gala
14h Encontro das Soberanas
Local: Casa da Cultura Frei Rovilio Costa
15h30min Homenagem aos Nonagenários de Veranópolis
Local: Auditório do Instituto Moriguchi
16h Show com Fran Carbonera
Local: Palco Bin
17h Show com Dois por Litro
Local: Palco Fuji
17h Palestra Prevenção a Golpes Financeiros
com a equipe do Sicredi.
Local: Espaço da Longevidade
18h Teatro Tem Gente no Palco
Local: Palco Bin
18h Lançamento do livro As Lições do Projeto Veranópolis
Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida. Distribuição gratuita de exemplares e sessão de autógrafos com os autores Dr. Emílio Moriguchi, Dr. João Senger e Dra. Berenice Werle
Local: Espaço da Longevidade
18h Início do 3° Open Femaçã Torneio de Tênis
Local: Clube Caça e Pesca.
19h Show com Cláudio e Tassi
Local: Palco Fuji
19h Show com Marco Antônio Medley
Local: Palco Bin
19h Palestra: Mexa-se!
A importância da Atividade Física no Envelhecimento Saudável. Mini-oficina: Cérebro Ativo, com a Geriatra Berenice Werle e Neuropsicóloga Ariele Detogni
Local: Espaço da Longevidade
20h30min
Local: Palco Fuji
22h Encerramento da Feira Comercial