Cotiporã é um dos 23 municípios que fazem parte do Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) na Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na Região da Sicredi Serrana, executado pela Emater/RS-Ascar. A iniciativa busca garantir a segurança hídrica das propriedades rurais, fazendo com que as famílias tenham água de qualidade e em quantidade disponível quando e para as finalidades que precisarem. No primeiro ano do projeto (concluído em junho), foram construídos sistemas de captação de água e proteção de nascentes em 23 Unidades de Referência Técnica, uma em cada município. Em Cotiporã, a propriedade beneficiada foi a do agricultor Paulo Cesar Pitol, na comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora.
A inauguração da nascente protegida aconteceu na tarde desta quarta-feira (09/11), em dois momentos: um com a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, que foram conhecer a obra e sua importância na preservação da água, e outro com autoridades. Estiveram presentes a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina, o gerente da Cooperativa Sicredi, Bernardo Elias Pitol, e o prefeito em exercício, Dener Zanella. Todos destacaram a importância da ação e da parceria das entidades.
Neste projeto os agricultores associados à Cooperativa Sicredi contam com um auxílio de até 70% das despesas para a proteção da nascente. Aos beneficiários cabe os 30% restantes e a mão de obra. A Prefeitura do município também contribuiu, através do Programa Agricultura Forte e Sustentável (Agromais), com apoio e serviço de máquinas, além do fornecimento de brita. Na propriedade da família Pitol foi feita ainda a recuperação da vegetação nativa do entorno da nascente, com mudas doadas pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran).
O projeto tem duração de três anos. No segundo ano, serão construídos sistemas de captação de água e proteção de nascentes em mais três propriedades rurais em cada um dos 23 municípios abrangidos, totalizando 69. No último ano serão mais duas por município, totalizando 46 proteções de nascentes.