A frente fria, que nesta segunda-feira começou a ingressar no Rio Grande do Sul, avança mais para o Norte e leva chuva para todas as regiões na terça. O dia será de muitas nuvens com predomínio de céu nublado a encoberto no estado e chove na esmagadora maioria dos municípios, inclusive moderado a forte em alguns pontos.
No Oeste e no Sul, com chegada de ar mais seco e frio, ocorrem momentos de melhoria e o sol pode aparecer em algumas cidades. Mais ao Norte gaúcho, o sol pode aparecer com nuvens antes do tempo virar com chuva. Com a instabilidade, a temperatura estará baixa e com pouca variação.
As mínimas rondam os 14ºC em Santana do Livramento e os 12ºC em Vacaria. As máximas, por sua vez, não passam dos 22ºC em Erechim e dos 23ºC em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17ºC e 20ºC.
Uma frente fria começou a mudar o tempo em parte do RS, com chuva e queda acentuada da temperatura. É o começo de período de maior instabilidade que trará chuva volumosa para o estado e muitos dias seguido de tempo instável, como há muito não se via.
A mudança do tempo na segunda se deu, como era previsto, mais em cidades do Oeste e do Sul do estado. A Metade Norte seguiu sob ar seco e quente com calor. Isso acabou por gerar enormes diferenças de temperatura entre cidades gaúchas, que estavam com ou sem a influência da frente.
Parte do estado estava sob clima de inverno e outra sob clima de verão. A temperatura às 15h nos locais onde a frente fria ainda não havia chegado, na Metade Norte, era de 28,8ºC em Santa Rosa e 28,7ºC em Santo Augusto. Onde a frente fria já atuava, a temperatura em estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de 14,0ºC em Canguçu, 14,4ºC em Livramento e 14,5ºC em Bagé.