Educação de Veranópolis promove encontro de formação

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Facebook
WhatsApp

Assumir a postura de refletir sobre a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial, possibilita a construção de uma educação cheia de possibilidades. Empreender por meio de ferramentas diversificadas em sala de aula, pensando nas individualidades do sujeito, promove uma educação com equidade.

No dia 18 de março, na Casa da Cultura de Veranópolis, a Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude promoveu um encontro para os professores e profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, com a Psicopedagoga Fabiani Ortiz Portella, do Centro Educacional Incluir, que abordou o tema: Tecnologia Assistiva.

A Tecnologia Assistiva, na educação, é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Comitê de Ajudas Técnicas –CAT, 2007). Tem como objetivo proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão escolar e social, visando melhorar a sua funcionalidade.

Na escola, o serviço de tecnologia assistiva, busca resolver as dificuldades funcionais do estudante, buscando alternativas para que ele participe ativamente na realização das propostas, aumentando suas capacidades para a comunicação, escrita, leitura, brincadeiras, no uso de materiais escolares e pedagógicos nos diferentes ambientes escolares.

Todas as pessoas aprendem, mas ninguém aprende exatamente da mesma forma e no mesmo ritmo. Com a tecnologia assistiva, não são apenas as barreiras que são superadas, mas também as expectativas. Refletir esse assunto com professores e profissionais da educação é de extrema importância para respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, possibilitando um desenvolvimento para todas as crianças e adolescentes veranenses.

Fotos: SMED

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Facebook
WhatsApp