E como vai ser o clima e o tempo em maio?

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

O Rio Grande do Sul vai ter um mês de maio variado no que se refere ao clima. Conforme a MetSul, a expectativa é de primeiras semanas com pancadas de chuva e umidade na maior parte do território gaúcho.

No entanto, ao longo do mês, as temperaturas agradáveis devem predominar. Nos últimos dias, a tendência é de mínimas negativas e formação de geada.

Há a possibilidade de uma a duas incursões de ar frio de maior força no Sul do Brasil na segunda quinzena de maio, provocando madrugadas muito frias e geada em maior número de municípios que pode ter efeito no milho safrinha. Assim, a segunda quinzena vai ter maior número de madrugadas geladas e dias de temperatura baixa.

Super El Niño?
O fim do mês de abril mostrou nos modelos de clima projeções mais intensas para a chegada do El Niño, fenômeno que deve acontecer na segunda metade do ano.

“Simulações de grandes centros internacionais de Meteorologia sinalizam eventos de forte a muito forte, e algumas chegam a projetar um episódio muito intenso”, definiu a MetSul cogitando um “Super El Niño”. Neste momento, entretanto, a situação segue neutra no Oceano Pacífico. Ou seja, sem El Niño ou La Niña.

NESTE SÁBADO TEM MUITO SOL E CÉU AZUL

Um centro de alta pressão no Sul do Brasil garante um sábado de muito sol e céu azul no Rio Grande do Sul, com amplos períodos de céu claro. De acordo com a Metsul, serão poucas nuvens esparsas que devem aparecer em algumas áreas.

O tempo aberto, vento calmo a fraco e o perfil da atmosfera, seco, farão com que o dia comece com frio. Pode, inclusive, gear em algumas baixadas das regiões da Serra e Aparados. O resfriamento ainda favorece nevoeiro, neblina ou nuvens baixas na madrugada e ao amanhecer, mas de rápida dissipação.

Aquece rápido de manhã e a tarde fica agradável e até um pouco quente em algumas cidades gaúchas.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >