Uma palestra com o escritor Frei Betto que aconteceria em um auditório do Colégio São José, em Caxias do Sul, na Serra do RS, foi transferida de lugar após um abaixo-assinado de pais de estudantes contra livros e artigos de autoria de Frei Betto.
A palestra é promovida pelo Fórum das Entidades e Movimentos Sociais. O novo local será no UCS Teatro, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul. Com o título “Fomes do Brasil e Esperanças de Futuro”, a atividade é gratuita e ocorre às 19h desta terça-feira, dia 13.
O colégio informa, através de sua assessoria de imprensa, que não tem relação com a organização do evento e que a direção decidiu acatar o abaixo assinado, assinado por 2.782 pessoas. “Resolvemos acolher a solicitação dos pais, pois sempre acolhemos as famílias que estão ao nosso lado nessa caminhada”, informa o colégio. Ainda segundo a assessoria, em nenhum momento o evento foi divulgado internamente.
No texto submetido à direção da escola, os signatários argumentam que Frei Betto é “escritor de diversos livros e artigos que podem ser consultados na sua biografia via internet que se apresentam totalmente contra aos valores que acreditamos ser importantes e essenciais na educação de nossas crianças”.
Entre eles, o texto cita a “‘Cartilha LGBTI+’ e sua defesa a Ideologia de Gênero’. Defende também que a legalização do aborto conforme artigo publicado no CNM/CUT”.
“Nós como pais e familiares nos sentimos totalmente incomodados com o abismo entre os nossos interesses educacionais e tal encontro a ser realizado em local que escolhemos como segunda casa dos nossos filhos”, finaliza o texto.
Na palestra, Frei Betto vai abordar “as diversas fomes que corroem a democracia e os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais do Brasil”, segundo a organização. A proposta tem relação com o tema atual da Campanha da Fraternidade.
O organizador do evento, o Fórum das Entidades e Movimentos Sociais, é composto por organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê.
Fonte: G1 RS