Vídeos: Moradores de locais de risco são alertados para deixarem suas casas, em Veranópolis

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Facebook
WhatsApp

Estão sendo alertados os moradores em áreas de encosta, principalmente em alguns bairro de Veranópolis, como Santo Antônio e São Francisco, para que deixem suas casas. Os locais são considerados de risco de desabamento em função das fortes chuvas que continuam atingindo o município e o Estado.

Segundo a assessora técnica da Prefeitura, Joanna Peruffo, em conversa com a Kom FM e TV nesta manhã de sábado, dia 4, é crucial que as pessoas saiam e procurem um lugar seguro, na casa de parentes ou se dirijam até o ginásio da Femaçã. “Já temos sinais de deslizamentos, estufamento de muros e esses são sinais muito importantes para a gente alertar para os riscos de desmoronamento”, destaca.

O trabalho preventivo está sendo feito para evitar situações ainda mais complicadas. “Essa medida é preventiva, mas é muito importante que as pessoas levem em consideração. Porque essas chuvas, principalmente as chuvas desta noite [04/05], causaram muitos estragos. Então a gente orienta que, não só os bairros Santo Antônio e São Francisco, a gente tem regiões como a escadaria da Palugana, que merece uma atenção especial, e outras localidades. Se a pessoa estiver se sentindo insegura dentro de casa ela deve procurar um local, um abrigo, que possa se sentir melhor”, salienta Joanna.

A assessora comenta que muitas pessoas não querem sair de suas residências. “Muitas pessoas não entendem ou não vislumbram o risco. Nós estivemos nas casas, nos bairros e as pessoas falavam muito que nunca aconteceu nada, que vão continuar em suas casas, mas na verdade basta acontecer só uma vez. Então nós não temos garantia nenhuma que as casas vão ficas estáveis nestes locais de encosta. O pedido é que, temporariamente, as pessoas se retirem desses locais, vão para locais seguros e, se Deus quiser, possam retornar a sua casa o quanto antes”, orienta.

Sobre as pessoas que querem ajudar, ela explica que foi montado um Comitê de Crise no Centro de Convivência Ivo Zanella, e as pessoas podem se dirigir até o local para receberem informações de como proceder para auxiliar no trabalho e para que tudo ocorra em segurança.

Confira a entrevista completa:

Alertas já haviam sido emitidos em alguns locais na quinta-feira, dia 2, e foram reforçados na manhã deste sábado, dia 4. A Prefeitura está disponibilizando ônibus para transporte até o Ginásio. Estarão aguardando em frente ao Posto de Saúde do bairro Santo Antônio e próximo à Delegacia. Também haverá transporte na frente do Cemitério para os moradores do São Francisco.

Assista o material da Unidade Móvel da Kom acompanhando o trabalho de evacuação no Bairro Santo Antônio

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Facebook
WhatsApp