CAPS realiza assembleia em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Prefeitura de Veranópolis/divulgação

Em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a ser celebrado no dia 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveu, no dia 14 de maio, uma assembleia especial com a participação de usuários do serviço, seus familiares e profissionais da saúde mental. A data é marcada por manifestações, debates e atividades culturais em todo o país, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de um cuidado em saúde mental mais justo, humano e livre de violações de direitos.

Durante o encontro, os participantes contaram com a presença do psicólogo Luis Carlos Bolzan, especialista em saúde coletiva e mestre em gestão pública com ênfase em saúde. Em sua fala, Bolzan apresentou o contexto histórico da Luta Antimanicomial, ressaltando a importância do fechamento dos manicômios, do respeito aos direitos humanos e da construção de um modelo de cuidado em liberdade, por meio de serviços substitutivos ao modelo manicomial, como o próprio CAPS.

Após a conversa, os usuários puderam fazer uso da palavra, expressando opiniões, ideias, sugestões e propostas de novas atividades para serem incorporadas no serviço. O momento também foi marcado pela apresentação dos novos profissionais que passam a integrar a equipe multidisciplinar do CAPS.

O CAPS é um espaço fundamental no cuidado à saúde mental, oferecendo acolhimento, acompanhamento e tratamento humanizado a pessoas com transtornos mentais graves, bem como àquelas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas. Segundo o Poder Público, a assembleia reforçou o compromisso com um modelo de atenção baseado no respeito, na escuta e na inclusão social, princípios centrais da Luta Antimanicomial.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >