Um forte temporal atingiu a cidade de Camaquã na manhã desta quarta-feira, dia 25, causando danos em diversas residências e deixando famílias desalojadas. Ventos fortes e intensas chuvas arrancaram árvores, destelharam casas, danificaram fachadas e provocaram alagamentos em diversas áreas do município.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e trabalham desde as primeiras horas da manhã para atender as famílias afetadas e avaliar os danos causados pela tempestade. O Hospital Nossa Senhora Aparecida também foi atingido pelas fortes chuvas, necessitando utilizar geradores de energia para manter seus serviços. A instituição chegou a avaliar a possibilidade de remover alguns pacientes devido aos alagamentos em algumas alas.
Ministro promete auxílio para o município de Camaquã
Em entrevista à Rádio Acústica FM, o Ministro de Comunicação Paulo Pimenta informou que se reunirá com a Defesa Civil para discutir medidas de apoio ao município de Camaquã. A prefeitura local avalia a possibilidade de decretar situação de emergência devido à magnitude dos estragos causados pelo temporal.
Há bloqueios de trânsito em pontos da área urbana e também rural, em função de queda de árvores e postes. Um dos problemas principais está na ERS-350 no trecho entre Camaquã e Arambaré, onde equipes dos dois municípios atuarão nesta manhã para devolver a trafegabilidade.
Alerta
Há um alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vigente desde terça-feira (24), às 9h33, até esta quarta, às 15h, para toda região Sul, Campanha e Costa Doce do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, causando riscos de alagamentos e deslizamentos.
De acordo com registros enviados à reportagem do Clic Camaquã, além da queda de árvores e destelhamentos, as fortes rajadas de vento causaram danos em comércios da cidade, quebrando vidraças e danificando materiais. Até o momento desta publicação, não há registro de feridos.
Fonte: Rádio Acústica FM e Clic Camaquã