De acordo com um levantamento do Instituto Médico Legal de São Paulo, cerca de 40% das vítimas fatais de trânsito registram presença de álcool no sangue. Este cenário faz com que a prevenção a acidentes esteja voltada ao consumo responsável de bebidas alcóolicas. Notando a necessidade de ampliar a conscientização sobre o tema, a Ambev lançou o Flow Voice, uma ferramenta de inteligência artificial que identifica o consumo de álcool pela voz do usuário e que pretende auxiliar os consumidores com orientações e dicas. A intenção do aplicativo da companhia de bebidas alcóolicas é promover uma maior segurança nas vias e locais públicos ao recomendar que motoristas embriagados não dirijam.
A Organização Mundial da Saúde tem atualizado sua estratégia na redução do consumo de bebidas alcóolicas e provoca a indústria do setor a procurar fórmulas de incentivo à moderação dentro de seu portfólio de produtos. Dados consolidados de 2022 mostram que mais de 14,3 motoristas foram autuados porque estavam dirigindo sob efeito de álcool nas rodovias federais brasileiras. Além disso, aproximadamente 41 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Fonte: JovemPan