O Dia das Crianças é uma data celebrada em todo o país e com ele surge uma oportunidade única para refletir sobre o desenvolvimento infantil. Nesse contexto, o brincar aparece como protagonista. Segundo estudos da Universidade de Cambridge, o aprendizado por meio de brincadeiras (play-based learning) ajuda a desenvolver habilidades essenciais como a resolução de problemas, a criatividade e o pensamento crítico. Crianças expostas a ambientes de aprendizado lúdico são mais propensas a absorver conhecimento de maneira mais natural e eficaz.
O play-based learning proporciona o estímulo ao desenvolvimento cognitivo. Ao interagir com o ambiente e com os colegas, as crianças desenvolvem a capacidade de raciocínio, resolvem problemas de maneira criativa e estabelecem conexões. “Ao reconhecer o brincar como uma atividade essencial para a construção de habilidades, destaca-se o papel das atividades lúdicas no desenvolvimento de competências fundamentais para a vida, como empatia, criatividade, resolução de problemas, colaboração e pensamento crítico. Além disso, o brincar permite que as crianças desenvolvam uma forte autoestima e autonomia, pois elas se sentem capazes de criar, experimentar e aprender por si mesmas.”, afirma Claudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon, que tem o play-based learning como um de seus pilares de aprendizagem.
“Através da brincadeira, as crianças conseguem explorar o mundo ao seu redor de maneira ativa e significativa. É nesse ambiente que o aprendizado acontece de forma mais profunda e duradoura, pois conecta-se à curiosidade e ao prazer de descobrir. O brincar é, na verdade, uma das primeiras formas de aprendizagem infantil, ajudando a criança a entender o mundo ao seu redor, a regular suas emoções e a interagir com outras pessoas”, comenta Claudia.
Aprendizagem além da escola
Estudos da National Association for the Education of Young Children (NAEYC) apontam que, ao integrar o aprendizado e a brincadeira, as crianças desenvolvem habilidades socioemocionais, como paciência, resiliência e capacidade de trabalhar em grupo. Além disso, o jogo cooperativo também promove a capacidade de resolver conflitos, uma competência essencial para a vida adulta.
O impacto do play-based learning vai muito além do período escolar. As crianças que vivenciam essa abordagem têm maior facilidade em se adaptar a diferentes contextos de aprendizado ao longo da vida e demonstram habilidades aprimoradas de resolução de problemas e criatividade.
O papel dos pais no play-based learning
É importante que as famílias percebam que cada momento de interação com seus filhos pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Seja durante uma simples brincadeira ou uma atividade mais estruturada, essas interações são valiosas.
O Play-Based Learning é uma abordagem pedagógica que coloca o brincar no centro do processo de aprendizagem. Essa metodologia reconhece que, através do brincar, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais de maneira natural e envolvente. Ao integrar o brincar no currículo, os educadores criam um ambiente onde o aprendizado é prazeroso e significativo, permitindo que as crianças explorem, descubram e cresçam de forma holística.
Além disso, a abordagem não é apenas uma forma eficaz de ensinar, mas também uma maneira poderosa de criar conexões significativas dentro da família. Como explica Claudia Peruccini, ao envolver-se em brincadeiras com seus filhos, os pais não só promovem o desenvolvimento cognitivo e emocional, mas também fortalecem os laços afetivos, criando um ambiente de confiança e apoio mútuo. “Pais que incentivam momentos de brincadeira, leitura e criatividade em casa contribuem significativamente para o desenvolvimento integral dos seus filhos. Os pais desempenham um papel fundamental no processo. É importante que as famílias percebam que cada momento de interação com seus filhos pode ser uma oportunidade de aprendizado e crescimento, seja durante uma simples brincadeira ou uma atividade mais estruturada”, explica.
Fonte: Mira Comunicação