Na sexta-feira, dia 15, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou a 6ª edição do Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR). Promovido pela Assembleia Legislativa do RS (ALRS), o evento tratou dos efeitos das mudanças climáticas e das alternativas para um desenvolvimento sustentável na Região Funcional RF3 — que abrange a Cima da Serra, Hortênsias e a Serra Gaúcha.
A programação contou com a presença de autoridades, lideranças sociais, pesquisadores e representantes do setor produtivo. Os participantes debateram os impactos dos eventos climáticos extremos, como estiagens e enchentes, que têm afetado a região nos últimos anos.
A diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) da Região Uva e Vinho, Marcia Ferronato, foi uma das participantes. Em entrevista à KOM FM e TV, ela destacou os impactos das mudanças climáticas no setor turístico e alternativas para superar os desafios.
O seminário integra uma série de encontros regionais organizados pela ALRS. As propostas levantadas serão reunidas em um relatório que orientará ações futuras do poder público.
Confira a entrevista: