Caxias do Sul recebeu edição do Fórum Democrático para debater sustentabilidade e futuro do RS; com cobertura da KOM

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Presidente do Legislativo do Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira, dia 15, Caxias do Sul recebeu o 6º Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O evento, realizado no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), reuniu autoridades, especialistas, lideranças sociais e o público em geral para discutir o tema “Mudança climática e desenvolvimento sustentável” na Região Funcional RF3, que abrange a Cima da Serra, Hortênsias e a Serra Gaúcha.

A KOM FM e TV realizou a cobertura completa do seminário, levando as discussões até os lares da comunidade na Serra e ampliando o alcance do debate por meio de suas plataformas.

A abertura do evento contou com apresentação musical de Dan Ferretti, que mesclou composições próprias com clássicos da MPB. Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), conduziu o painel “Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora”, lema de sua gestão (2025–2026). Em sua fala, o parlamentar destacou que o momento de reconstrução do Rio Grande do Sul deve priorizar modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, equilibrados e resilientes, tanto do ponto de vista ambiental quanto social e territorial.

Durante a manhã, os participantes também foram apresentados à Plataforma Digital Pacto RS 25, ferramenta que visa ampliar a participação cidadã nas decisões estratégicas para o futuro do estado.

As conferências seguintes abordaram os impactos da mudança climática em setores-chave da região: economia, indústria, agricultura, turismo e condições de trabalho. Entre os painelistas estavam Maria do Carmo Quissini, do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas; o professor Hélio Henkin, da UFRGS; Ubiratan Rezler, do SIMMME; Gilberto Bonatto, da Emater/RS; Márcia Ferronato, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho; e os dirigentes sindicais Silvana Piroli (CUT/RS) e Assis Mello (CTB/RS).

O evento foi finalizado com um debate em plenário, onde participantes puderam apresentar propostas e reflexões sobre os desafios ambientais e oportunidades de desenvolvimento para a região.

Assista:

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >