Saiba mais sobre o pagamento do IPVA 2025 e volta do seguro obrigatório

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Freepik/banco de imagens

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e o Detran RS divulgaram as orientações para a consulta e pagamento do
IPVA 2025 e das taxas de licenciamento de veículos. O processo pode ser feito de forma online ou presencial. Confira os detalhes:

Como consulto o valor do IPVA e taxa de licenciamento do meu veículo?

Pela Central de Serviços do DetranRS:

  1. Faça seu cadastro/login com a senha gov.br;
  2. Em “Consulta de veículos”, serão listados os veículos de sua propriedade, clique sobre aquele que deseja consultar. Caso queira acessar os débitos de veículo de outro proprietário, informe placa e Renavam e clique em “Consultar”;
  3. Serão listados em separado cada um dos valores pendentes e será necessário pagar um por um. Quem quiser, pode clicar no botão “Pagar com Pix”. Será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a pagar;
  4. Abra o aplicativo do seu Pix e faça a leitura, ou copie e cole o código gerado, confirme as informações e finalize o pagamento;
  5. Pague o seguro obrigatório (SPVAT) na Caixa a partir de janeiro de 2025 (aguarde definições sobre os valores e formas de pagar);
  6. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do DetranRS para a confirmação do licenciamento.
  7. O proprietário do veículo terá, então, total independência para baixar o CRLV digital no celular ou, se quiser, imprimir o documento em casa.

Pelo site ou aplicativo IPVA RS, da Fazenda Estadual (Secretaria da Fazenda RS)

  1. Acesse o site da Fazenda Estadual ou baixe o app IPVA RS na Google Play ou Apple Store;
  2. Ao abrir, informe placa e Renavam do veículo e clique em “consultar”;
  3. Serão listados em separado cada um dos valores pendentes. Quem desejar pagar com Pix, deverá clicar em “Gerar Pix para pagamento” de cada valor em aberto. Será gerado um QR-code ou código para cada um dos valores a pagar;
  4. Abra o aplicativo do seu Pix e faça a leitura do QR-code, ou copie e cole o código gerado, confirme as informações e finalize o pagamento;
  5. Pague o seguro obrigatório (SPVAT) na Caixa a partir de janeiro de 2025 (aguarde definições sobre os valores e formas de pagar);
  6. Com a quitação de todos os débitos listados a informação será repassada ao sistema do DetranRS para a confirmação do licenciamento.
  7. O proprietário do veículo terá, então, total independência para baixar o CRLV digital no celular ou, se quiser, imprimir o documento em casa.

O pagamento dos débitos do veículo também pode ser feito por meio da rede bancária conveniada ou das lotéricas da Caixa, basta informar a placa e o Renavam do veículo.

Pagamento parcelado
A Fazenda Estadual oferece a possibilidade de pagamento do IPVA 2025 parcelado em até seis vezes sem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (pague a primeira parcela) dentro do mês de janeiro de 2024. As três primeiras parcelas, que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1% respectivamente.

Financiamento/empréstimo
Você sabia que existe ainda a possibilidade de financiar débitos de IPVA, multas, taxas de licenciamento e até mesmo DPVAT, em dia ou atrasados atrasadosClique aqui e saiba como fazer. Para ver as condições, é preciso entrar em contato diretamente com as empresas financeiras credenciadas pelo DetranRS. 

Outras informações sobre IPVA devem ser verificadas com a Secretaria da Fazenda pelo fone (51) 3323.7900 – site ipva.rs.gov.br.

Detalhes do pagamento:

O pagamento de IPVA do exercício e os que estejam em Dívida Ativa (DAT) podem ser feitos na rede bancária credenciada diretamente nos bancos, em agências ou no autoatendimento.

Calendário e Vencimento do IPVA (clique aqui).

Obs.: A quitação do débito em cobrança judicial não abrange honorários e custas processuais.

Etapas para realização do serviço

Informar PLACA e RENAVAM no banco.

Onde pagar?

  • BANRISUL (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
  • SICREDI (inclusive para não correntistas no caixa)
  • SICOOB (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Lotéricas da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (inclusive para não correntistas)
  • BANCO DO BRASIL (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
  • BRADESCO (somente para correntistas – canais de autoatendimento)

O credenciamento de empresas facilitadoras de pagamento é feito pelo DETRAN-RS (https://www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/1510).

No caso de eventuais problemas de recolhimento de valores o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a Empresa com a qual foi feita a operação para verificar o que pode ter ocorrido.

Também poderá entrar em contato com o DETRAN/RS no link: https://www.detran.rs.gov.br/ouvidoria, visto que a Empresa é credenciada ao DETRAN/RS.

Seguro obrigatório DPVAT

A cobrança do seguro obrigatório DPVAT, que passa a se chamar SPVAT, volta a ser exigida em 2025. Todos os veículos deverão pagar o SPVAT a partir de Janeiro/2025. A instituição que arrecadará esse valor é a Caixa Econômica Federal (CEF). Os contribuintes de IPVA deverão aguardar valores e informações sobre a forma pagamento que a Caixa Econômica Federal divulgará. Para licenciar seu veículo é preciso que o SPVAT esteja pago.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >