O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade de Veranópolis oferece esse serviço no município. O grupo do PAIF foi planejado para ser executado ao longo de todo o ano de 2022 e por meio dele são possibilitadas discussões, roda de conversas, dinâmicas e reflexões sobre situações vivenciadas pelas famílias, cujos temas sejam do interesse do grupo visando fortalecer o acesso a direitos.
Dando sequência ao acompanhamento coletivo do PAIF que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos potenciais de cada uma das participantes, além de trabalhar a autoestima e fortalecer a mulher para o cuidado e as funções protetivas dos filhos, neste mês de novembro foi realizada uma atividade especial em parceria com a Confeiteira Mariana Reche Coser. No dia 22 de novembro as mulheres do grupo vivenciaram uma oficina de bolo de festa, onde aprenderam a rechear e decorar as tortas, experiência que foi muito bem aproveitada pelas participantes.
Cabe salientar que as ações do PAIF não são especificamente, as oficinas de trabalhos manuais, de terapias alternativas ou de outras práticas, no entanto, esse tipo de atividades além de contribuírem para a autoestima das participantes, atraem as famílias para o CRAS, constituindo-se como uma importante estratégia para a manutenção e execução do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
No próximo mês, será dada continuidade a essa atividade com a confecção e decoração de biscoitos.
Primeiro bebê a nascer em Veranópolis é natural de Nova Bassano