Um ato de vandalismo e intolerância religiosa foi registrado em Veranópolis. Um terreiro de Umbanda, situado na rua Dorival Borba da Silva Freitas, na localidade de Vila Azul, foi invadido e depredado durante a madrugada da última segunda-feira, dia 26.
De acordo com informações, o espaço dedicado à prática da religião de matriz africana foi alvo de atos destrutivos, com oferendas e imagens de santos sendo vandalizadas. Pelo registro, nada foi roubado do local, levantando suspeitas de que o ataque não se trata apenas de um simples ato de vandalismo, mas sim de intolerância religiosa. Os vândalos tiveram acesso ao primeiro andar do espaço.
Conforme relatos e imagens de câmeras de videomonitoramento, um veículo branco teria estacionado nas imediações e três pessoas teriam descido dele e praticado o ato.
Os responsáveis pelo terreiro, lamentam o ocorrido e ressaltam que o espaço tem como missão principal auxiliar aqueles que buscam amparo espiritual, sempre com o respeito às diferentes crenças.
Em busca de apoio, uma mensagem foi divulgada nas redes sociais do terreiro na terça-feira, dia 27, convocando a comunidade umbandista a se unir na reconstrução do espaço e na identificação dos responsáveis pelo ataque.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
VÍDEO: Sorteio de mais 12 prêmios da Aciv neste dia 11 de janeiro de 2025