Projeto oferece oficinas no contraturno escolar, em Veranópolis

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Leticia Ana Fracasso/divulgação

Proporcionar atividades lúdicas que mesclem aprendizado e desenvolvimento psicossocial: essa é a proposta de novo projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, com o Senac Bento Gonçalves. Entre as atividades previstas para os alunos estão: jogos matemáticos, experimentoteca, escrita criativa, aquarela kids, informática e robótica.

Na noite da terça-feira, dia 29 de agosto, na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, aconteceu a cerimônia de Abertura das Oficinas de Contraturno para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, acompanhados por muitos familiares. Na oportunidade, os alunos participantes receberam um material básico e conheceram os professores.

As atividades têm o desenvolvimento previsto de setembro até dezembro de 2023, para alunos da rede municipal de 3º, 4º, 8º e 9º anos. Esse é um projeto piloto, cuja parceria é pioneira na região, e visa antender mais de 150 alunos distribuídos em seis oficinas.

O objetivo do contraturno escolar é oferecer aos estudantes atividades regulares, durante o período oposto às aulas, que proporcionem aprendizado e desenvolvimento em áreas diversificadas. Complementando, assim, a formação e expandindo as habilidades dos alunos.  A Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis entende a importância da oferta de atividades extracurriculares aos alunos, pelos benefícios que lhes são proporcionados sob o viés de uma educação ainda mais abrangente e para a ampliação do desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais, sociais e culturais, contribuindo para uma formação integral dos educandos.

A diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim, explicou que a unidade do Senac atende a 23 municípios na área de abrangência, entre eles Veranópolis. “De maneira inédita e pioneira, o município se destaca na Serra Gaúcha pela iniciativa, firmando essa parceria com o Senac, para elevar ainda mais o índice educacional dos alunos da rede do ensino fundamental, demonstrando que Educação é um pilar extremamente importante para a sociedade”.

A coordenadora do projeto, Raquel Zuchinali, destaca que esse projeto trará diversos benefícios, uma vez que complementa o currículo dos alunos, e “proporciona aos educandos a oportunidade de aprender novas habilidades práticas e criativas”. O primeiro encontro demonstrou o envolvimento da comunidade escolar, constatado pela grande participação dos pais e alunos. Estamos na expectativa dos próximos encontros e dos frutos desse trabalho”.

Para a secretária de Educação, Izabel Cristina Durli Menin, “o projeto, junto ao Senac, de oficinas para o contraturno escolar, significa um passo de fortalecimento à qualificação do atendimento às necessidades de nossos educandos. As oficinas oferecidas e pensadas, de acordo com a nossa realidade local, certamente agregará significativamente o desenvolvimento cognitivo dos alunos. A grande adesão das famílias nas propostas nos deixa muito satisfeitos e, ainda mais comprometidos para que essa proposta seja consolidada e ampliada no decorrer do tempo”.

O vice-prefeito, Thomas Schiemann, reafirmou em seu pronunciamento a importância deste projeto para o desenvolvimento das crianças e adolescentes de Veranópolis, reforçando o compromisso que a Administração Municipal tem em ser uma cidade melhor para as pessoas de todas as idades.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >