Vídeos: Chuvas causam estragos na Serra Gaúcha

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Vale dos Vinhedos interditado Foto: PRF/divulgação

As fortes chuvas que atingem a região da Serra Gaúcha têm causado problemas em diversos municípios. Nesta sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, foram registradas ocorrências de quedas de árvore, quedas de barreiras, alagamentos e enxurradas.

Confira:

  • Em Caxias do Sul, o temporal derrubou a cobertura do Parque de Rodeios Vila Oliva. Conforme os bombeiros, duas pessoas ficaram feridas, porém sem gravidade. Na RS-122, houve queda de barreira no km 82, sentido Flores da Cunha, provocando bloqueio total. Até o início da manhã de sábado (18), os bombeiros calculam pelo menos trinta ocorrências. Já a Defesa Civil entregou pelo menos 22 lonas durante a madrugada. 
  • Na BR-116, são três pontos em meia pista: no km 157, entre Caxias do Sul e Galópolis; no km 170, em Vila Cristina; e no km 200m, em Picada Café. Já o km 181, em Nova Petrópolis, está totalmente bloqueado. 
  • Na RS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, há bloqueios nos quilômetros 39 e 59 por conta de quedas de barreiras, de acordo com a CSG. 
  • Na RS-446, em Carlos Barbosa, há bloqueio parcial por queda de barreira no km 12, de acordo com a CSG. 
  • Em Carlos Barbosa, bombeiros atenderam sete ocorrências, sendo seis deslizamentos de terra no interior do município e um corte de árvore no bairro Arcoverde. Conforme os bombeiros, são pelo menos quatro destelhamentos no município. Ainda conforme Além disso, duas quedas de barreiras, uma no km 0 e outra no km 11, bloqueiam totalmente a RS-446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino, de acordo com a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A rota alternativa é a RS-122, via Farroupilha. Um outro bloqueio em Carlos Barbosa acontece na BR-470, no quilômetro 233, logo após o trevo, no sentido Barão. O desvio, nesse caso, é pela mesma rodovia, no km 234, por dentro da cidade.
  • Em Garibaldi, uma árvore caiu próximo ao km 87, na Rota do Sol. Trânsito flui normalmente.
  • Em Nova Prata, uma árvore caiu no km 115 da BR-470. O trânsito já está liberado no local.
  • Em Bento Gonçalves, um deslizamento de terra atingiu uma casa na Rua Francisco de Carlo, no bairro Santa Marta. Ninguém ficou ferido. O local foi isolado. De acordo com o corpo de bombeiros, são pelo menos vinte ocorrências entre quedas de árvore e destelhamentos até o início da manhã de sábado (18). 
  • Uma enxurrada assustou moradores da Rua Verona, no bairro Vindima, em Flores da Cunha.
  • Em São Marcos, dois cortes de árvore precisaram ser feitas na BR-116. Uma em Linha Rosita e outra em um local conhecido como Topo da Serra. Trânsito já está normalizado na via. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de duzentas lonas foram entregues para a população durante a madrugada por conta de destelhamentos. 
  • Em Santa Tereza, a Defesa Civil do Estado comunicou à prefeitura sobre a possibilidade de que o rio atinja a cota no amanhecer deste sábado (18). Com isso, há a possibilidade de que comunidades ribeirinhas sejam atingidas. Entretanto, o órgão ressalta que não há previsão de ocorrência de enchente como houve em setembro no município.
  •  Alguns municípios da Serra registraram queda de granizo nas últimas horas. Há relatos de chuva de pedra em Flores da CunhaGramadoNova Roma do SulCotiporã, Veranópolis Canela.

Ouvintes enviaram para a Kom vídeos registrando a situação vários pontos de Veranópolis e região. Veja mais:

Com informações do Pioneiro e ouvintes da Kom.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >