A população de Veranópolis conta com um atendimento gratuito de auriculoterapia, oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde, no Posto de Saúde Central. A prática, que vem ganhando cada vez mais espaço na área da saúde integrativa, utiliza pontos específicos da orelha para tratar uma ampla variedade de problemas físicos e emocionais.
A técnica é baseada nos princípios da acupuntura e reconhecida por sua eficácia no alívio de dores, no controle da ansiedade, insônia, enxaqueca, entre outros distúrbios psicossomáticos. A orelha, segundo os especialistas, funciona como um “microsistema” do corpo, e sua estimulação pode influenciar diretamente na saúde geral do paciente.
Em entrevista a KOM FM e TV, a profissional responsável pelo atendimento, farmacêutica e acumpunturista, Deisi Toniazzo, explicou como funciona o serviço, os benefícios da técnica e quem pode se beneficiar com as sessões.
O atendimento é realizado mediante agendamento, e não há necessidade de encaminhamento médico. O objetivo da Secretaria da Saúde é ampliar o acesso a práticas complementares que promovam o bem-estar da comunidade de forma integral e preventiva.
A oferta gratuita da auriculoterapia faz parte da política de ampliação dos cuidados de saúde com foco na atenção humanizada e promoção da qualidade de vida, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).
Moradores interessados podem procurar o Posto de Saúde Central para mais informações ou para agendar um horário.
Confira:
.

