Prefeitura de Caxias planeja atendimento médico por telefone, chat ou videochamada 

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Freepik/banco de imagens

A  prefeitura de Caxias do Sul anunciou que prevê lançar uma licitação para implantar a telemedicina no município. O objetivo é dinamizar os atendimentos na Atenção Primária, diminuindo as filas nas unidades básicas de saúde (UBSs). Após a implantação, o médico atenderá o paciente por telefone (com número único de ligação gratuita), chat de texto ou videochamada.

O atendimento remoto será opção, por exemplo, em consultas médicas clínicas com queixas simples, renovações de receitas, solicitações de exames e encaminhamentos para a rede especializada do município.  Conforme a prefeitura, o profissional não precisa estar no município para realizar este trabalho.

— Com essa nova alternativa para renovação de receitas e demandas que tomam grande parte da agenda, teremos espaço para que os médicos que atendem lá na ponta, nas consultas presenciais, possam se dedicar aos casos clínicos que requerem mais atenção — explica a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

O processo licitatório, que ainda não tem data de lançamento, vai incluir uma prova de conceito, em que a empresa melhor classificada precisará realizar uma demonstração simulada a partir de casos clínicos desenvolvidos pela prefeitura. Além disso, a execução do serviço passará por acompanhamento e fiscalização por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Fonte: Pioneiro

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >