O prefeito eleito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, e o vice-prefeito eleito, João Guilherme Mazetto, entregaram um ofício à presidente da Aegea Corsan, Samanta Takimi, solicitando medidas urgentes na Barragem do Rio Retiro. A ação visa corrigir os danos causados pelas fortes chuvas de maio, que acumularam sedimentos no leito do rio e reduziram a capacidade de retenção da barragem.
Dal Pai destacou a preocupação com a estimativa prevista para os próximos meses, ressaltando a necessidade de desassorear uma barragem para garantir o abastecimento de água em Veranópolis e Vila Flores. “A limpeza do local é essencial para evitar problemas futuros”, afirmou.
Estiveram apresenta no encontro o superintendente regional da Aegea Corsan, Lutero Cassol, o prefeito de Vila Flores, Evandro Brandalise, e o vice-prefeito de Vila Flores, Agenor Gali, além de membros da futura administração de Veranópolis: Bruna Favero Pessin, futura secretária de Veranópolis. Infraestrutura Urbana, João Augusto Fracasso, futuro Secretário de Desenvolvimento Econômico, e o vereador Vanderlei Zanotto.
A Aegea Corsan deu resposta positiva ao pedido, comprometendo-se a estudar e executar as instruções necessárias para evitar uma possível crise de abastecimento. “Recebemos o compromisso de atenção total a essa demanda”, completou Dal Pai.
O encontro ocorreu na segunda-feira, 12 de maio, em Porto Alegre. Em continuidade aos esforços pela cidade, Dal Pai e Mazetto viajarão na próxima semana para Brasília, onde têm compromissos para atender a outras demandas importantes para o município.