Na manhã desta segunda-feira, dia 5, esteve em pauta na Kom FM e TV a ampliação do Lar São Francisco, em Veranópolis. O assunto foi tratado com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, Fabiane Parise, e a assessora técnica do município e arquiteta, Joanna Peruffo.
Conforme a secretária, além da ampliação do número de vagas para idosos residirem no Lar, também haverá a implementação do Centro Dia, no qual serão disponibilizadas vagas para idosos passarem o dia na instituição, utilizando de toda a estrutura, e retornando para suas casas ao final do dia. Outra questão destaca pela arquiteta é a nova estruturação que será feita. De acordo com Joanna, o espaço ficará mais do que o dobro do atual e inclui, no pré-projeto, piscina aquecida, área verde, horta, entre outros locais para o bem-estar dos idosos.
Confira mais detalhes:
O projeto foi realizado pela empresa Postal Engenharia e Construções, em parceria com o escritório LS Arquitetura, vencedores do processo de licitação realizado pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, através do Fundo Municipal do Idoso e teve coordenação da Assessora Técnica. A intervenção de reforma da Casa Lar São Francisco visa ampliar a demanda com mais 20 vagas, além das 36 já oferecidas, para residentes e criar mais 15 vagas para o Centro Dia.
Sociedade Beneficente São Francisco é a mantenedora da Casa Lar São Francisco de Veranópolis
A Sociedade Beneficente São Francisco, é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que presta assistência integral a idosos que necessitam de atendimento para manter sua saúde e bem-estar, aumentando assim sua qualidade de vida. Esta entidade é a mantenedora da Casa Lar São Francisco, situada na Rua Frei Ignácio Curtarelli 235, Bairro São Peregrino, em Veranópolis.
Em março de 2012, a Casa Lar São Francisco iniciou suas atividades em uma área ampla e moderna disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Veranópolis para atender os idosos do município e da região.
Necessidade de ampliação e oferta de serviços
Diante do aumento expressivo da demanda em acolher idosos na casa, a ampliação e reforma da estrutura existente passou a ser um dos temas de discussão da Entidade e do Poder Público. Assim, a Prefeitura Municipal realizou a aquisição de um novo terreno na Rua Bento Gonçalves da Silva, localizado aos fundos do prédio existente, e a partir deste momento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Habitação e Longevidade, através do Fundo Municipal do Idoso iniciou o processo de contratação de Projeto Arquitetônico e Complementares, sob a coordenação da Assessora Técnica.
A empresa Postal Engenharia e Construções, contratada por meio de processo licitatório, em parceria com o escritório LS Arquitetura, apresentaram no dia 25 de maio, o anteprojeto de ampliação e reforma da Casa Lar São Francisco.
Um projeto arrojado e funcional, para melhor atender e adequar às necessidades dos residentes e equipes de trabalho. Com amplas salas de atividades, piscina térmica, pátios externos com áreas de lazer e arborização, quartos adaptados e preparados para melhor aconchego e cuidados de saúde. Um posto de enfermagem centralizado, com dispensação de medicamentos segura e controlada, além de lavanderia industrial, cozinha e refeitório ampliados. A ampliação e a reforma a serem realizadas na instituição visam atender a demanda reprimida do Município, com ampliação de 20 vagas para residentes, e ofertar nova modalidade de atendimento, denominada Centro Dia.
Dentre as diversas modalidades de atendimento previstas na Política Nacional de Assistência Social e na Política Nacional do Idoso, está previsto o Centro Dia que se caracteriza como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuam limitações para a realização de atividades para a vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. Pretende-se para essa modalidade a criação de 15 vagas. Essas vagas devem ser ocupadas por idosos que não são internos da Casa Lar São Francisco, embora todos os internos possam participar das ações desse programa.
O Centro Dia é um serviço que será ofertado dentro das novas instalações da instituição de longa permanência que visa à integração social e o uso de serviços de proteção e aprendizado já ofertados pelo Lar São Francisco, onde o idoso permanece durante o dia, retornando às suas famílias à noite.
Hoje, as instalações da instituição para os longevos possuem 793,96m² de área construída. A ampliação com mais 1.132,47m² de área construída, passando a ter 56 vagas para residentes e 15 vagas para Centro Dia.
Veranópolis destaca-se por esta longa e promissora expectativa de vida, portando os títulos: Terra da Longevidade e Cidade Amiga do Idoso. As ações de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa perpassam pela prevenção, garantia de direitos e promoção a sua vida longeva, sendo assim, pensar no futuro e cuidado do idoso torna-se um grande compromisso da Gestão Municipal e da sua pasta, destaca Fabiane Parise, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade.





