A onda de calor aumentará nos próximos dias no Rio Grande do Sul, conforme indicou a MetSul Meteorologia, com máximas já nesta sexta-feira entre 35ºC e 40ºC em grande parte do estado, com exceção de áreas do oeste e sul junto ao Uruguai. Os vales e a Grande Porto Alegre devem registrar as temperaturas mais altas, com marcas perto e acima destes valores. No sábado, a temperatura aumenta, assim como a área geográfica em que o calorão será registrado.
Áreas do noroeste, vales e região metropolitana da Capital deverão ter temperaturas acima de 40ºC, registrando até 42ºC. O pico do calor, contudo, ainda segundo a MetSul, será mesmo no domingo, com possibilidade inclusive de marcas extremas na serra gaúcha, e possibilidade de risco à saúde e à vida, prosseguiu a MetSul. Na tarde do domingo, os modelos meteorológicos indicam temperaturas de até 44ºC em locais isolados, marca histórica do calor em território gaúcho.
O Rio Grande do Sul enfrentará mais um dia de calor intenso nesta sexta-feira. As máximas se aproximam dos 40°C, apesar da possibilidade de temporais no período da tarde.
Conforme a MetSul, uma massa de ar excessivamente quente e úmida sobre o estado, entretanto, traz pancadas de chuva no decorrer do dia em vários pontos do território gaúcho. A atmosfera superaquecida provoca alto o risco de chuva forte isolada e de temporais com probabilidade de vendavais.
Em Porto Alegre, o dia será de sol e chuva. A mínima fica em 24°C e a máxima vai até 38°C.