Centro Cultural Tuiuty é entregue para a comunidade em Bento Gonçalves

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

As obras da reabilitação do prédio iniciaram em 2020, no Governo do Prefeito Guilherme Pasin, hoje deputado Estadual. “O recurso público precisa de forma total voltar para comunidade e por isso decidimos resgatar a memória, mas também fazer um centro cultural. Porque se nós estamos falando da entrada de um distrito turístico, se estamos falando da história do equipamento, da condição em que a qualificação deste espaço pode vir para enaltecer esse rico e destino turístico isso precisa ser motivador e hoje está aqui o resultado do projeto”, salienta o deputado.

Para a Secretária de Cultura do RS Beatriz Araujo “esse envolvimento e comprometimento do poder público Municipal com a cultura é importante. Bento tem se feito presente a todas possibilidades de financiamento de projetos culturais. E percebo que existe a preocupação com a preservação dos fazeres e saberes que é o que sensibiliza, o secretário da cultura quando está fazendo essas incursões no estado. Hoje estamos celebrando à arte, a cultura e preservação da memória da comunidade, é uma alegria muito grande”.

Em sua fala o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira também evidenciou a importância do projeto muito importante para comunidade. “A gente vai ter um centro de cultura para mostrar a cultura de raíz, que veio com os imigrantes, e certamente todas as manifestações culturais. Tuiuty é um distrito importante, temos uma grande produção de uva, uma terra em desenvolvimento, obras em andamento. E agora um espaço que será o ponto de encontro e para movimentar a área cultural”.

Contemplando a riqueza cultural e artística da região, o Museu do Imigrante organizou uma exposição artística na parte interna do Centro Cultural. Um material especial com dados históricos da comunidade de Tuiuty e algumas obras de artistas que retratam paisagens rurais, como Eliane Averbuck e a Eliane Magagnin.

A obra tem financiamento da Pró- cultura RS- Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado de Cultura. Novas Façanhas na Cultura. e tem como patrocinadores Transportes Dumar Ltda, Casttini Móveis, Monofrio, Anderle Transportes, CBP A indústria do conforto, Reypel, Golden Sucos, Rumatari, Completa Móveis, Dumar, Multimíoveis, Família Salton, Fabrita, Vinícola Aurora, Máquina Pack e BG Ferramentas. Além de emenda parlamentar do Senador Lasier Martins.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >