Centro Cultural Tuiuty é entregue para a comunidade em Bento Gonçalves

As obras da reabilitação do prédio iniciaram em 2020, no Governo do Prefeito Guilherme Pasin, hoje deputado Estadual. “O recurso público precisa de forma total voltar para comunidade e por isso decidimos resgatar a memória, mas também fazer um centro cultural. Porque se nós estamos falando da entrada de um distrito turístico, se estamos falando da história do equipamento, da condição em que a qualificação deste espaço pode vir para enaltecer esse rico e destino turístico isso precisa ser motivador e hoje está aqui o resultado do projeto”, salienta o deputado.

Para a Secretária de Cultura do RS Beatriz Araujo “esse envolvimento e comprometimento do poder público Municipal com a cultura é importante. Bento tem se feito presente a todas possibilidades de financiamento de projetos culturais. E percebo que existe a preocupação com a preservação dos fazeres e saberes que é o que sensibiliza, o secretário da cultura quando está fazendo essas incursões no estado. Hoje estamos celebrando à arte, a cultura e preservação da memória da comunidade, é uma alegria muito grande”.

Em sua fala o Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira também evidenciou a importância do projeto muito importante para comunidade. “A gente vai ter um centro de cultura para mostrar a cultura de raíz, que veio com os imigrantes, e certamente todas as manifestações culturais. Tuiuty é um distrito importante, temos uma grande produção de uva, uma terra em desenvolvimento, obras em andamento. E agora um espaço que será o ponto de encontro e para movimentar a área cultural”.

Contemplando a riqueza cultural e artística da região, o Museu do Imigrante organizou uma exposição artística na parte interna do Centro Cultural. Um material especial com dados históricos da comunidade de Tuiuty e algumas obras de artistas que retratam paisagens rurais, como Eliane Averbuck e a Eliane Magagnin.

A obra tem financiamento da Pró- cultura RS- Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado de Cultura. Novas Façanhas na Cultura. e tem como patrocinadores Transportes Dumar Ltda, Casttini Móveis, Monofrio, Anderle Transportes, CBP A indústria do conforto, Reypel, Golden Sucos, Rumatari, Completa Móveis, Dumar, Multimíoveis, Família Salton, Fabrita, Vinícola Aurora, Máquina Pack e BG Ferramentas. Além de emenda parlamentar do Senador Lasier Martins.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp