Acessibilidade: Margs lança maquetes táteis de seu prédio em aniversário de 69 anos de atuação

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Solange Brum/Ascom Sedac

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), lançou, na quinta-feira, dia 27, as maquetes táteis do seu prédio. A cerimônia de inauguração ocorreu à tarde, dia do aniversário do museu, como ponto alto da programação comemorativa de seus 69 anos. A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou da solenidade.

O projeto de acessibilidade foi desenvolvido em uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), entre 2021 e 2023. A viabilização envolveu recursos captados de patrocinadores pela Lei de Incentivo à Cultura Federal, por meio da Associação dos Amigos do Museu (Aamargs). As maquetes táteis do prédio estarão à disposição na entrada do museu. Para recebê-las, o foyer passou por adaptações, contemplando um espaço dedicado a hospedar as maquetes com a apresentação de conteúdos relacionados ao histórico, estrutura e preservação do prédio em que está situado o museu.

As maquetes táteis apresentam a planta dos dois principais andares do prédio onde o Margs funciona. A realização do projeto se insere nos esforços do museu em avançar nas questões e necessidades relacionadas à qualificação da acessibilidade cultural em seus espaços e acervos, a exemplo do Programa Público Mediação em Libras. Além disso, a ação também tem o propósito de qualificar o foyer enquanto espaço de acolhimento para os seus mais diversos públicos. Ainda em termos de acessibilidade, uma audiodescrição de percurso tátil estará disponível em um QR Code ao lado das maquetes. Além disso, a legendagem dos espaços apresentados nelas contará com texto alternativo em braile.

Beatriz Araujo destacou que o lançamento das maquetes é mais uma das ações afirmativas colocadas em prática pelo Estado. “Fazemos parte de um governo fortemente comprometido com a melhoria da vida de todas as pessoas. Na Sedac e nas instituições vinculadas, desde 2019, temos promovido ações afirmativas para ampliar o acolhimento, o respeito e o acesso de todos e todas ao nosso patrimônio artístico e cultural”, disse a secretária. “As maquetes táteis do Margs se inscrevem nesse trabalho coletivo, que vem crescendo e gerando novos frutos.”

O diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, reforçou que a busca por qualificar as questões e necessidades relacionadas à acessibilidade vem se impondo como um compromisso e uma exigência para museus e instituições culturais. “Com as maquetes táteis, nosso desejo é prosseguir avançando na busca por uma acessibilidade mais ampla e que contemple a diversidade e as necessidades dos nossos públicos.”

O Margs

A data de 27 de julho de 1954 faz alusão ao decreto estadual que oficializou a fundação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. O Margs é uma instituição museológica pública, voltada à história da arte e à memória artística, assim como à produção contemporânea em artes visuais.

É o principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país, desenvolvendo projetos curatoriais, educativos e editoriais de relevância e importante contribuição para os públicos e os campos artístico e intelectual. Sua principal finalidade é colecionar, documentar, preservar, estudar e divulgar os seus acervos artístico e documental, além de gerar produção de conhecimento, difusão de conteúdos e experiências inclusivas e enriquecedoras.

O museu apresenta exposições temporárias e de longa duração, individuais e coletivas, tanto baseadas no seu acervo quanto de procedência e coleções externas.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >