O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis, Fernando Fracaro, esteve na Kom FM e TV para tratar sobre as perdas no setor agropecuário no município em função das fortes chuvas e deslizamentos que aconteceram no início de maio. A entrevista foi realizada na manhã do sábado, dia 18.
Segundo Fracaro, há locais em que o acesso ainda é complicado, tendo produtores de leite que precisaram descartar por cerca de 15 dias o leite produzido, pois não tinham como entregar o produto para as cooperativas. Na produção de hortaliças, a estimativa da Secretaria é que foram mais de 17 hectares perdidos totalmente. De soja, em torno de 150 hectares a colheita não pode ser feita em função das chuvas, entre outros grãos.
O secretário destaca que ainda não chegou nenhum recurso para a área agrícola. Serão necessários estudos para serem apresentados, por isso buscaram realizar de forma urgente um levantamento base e organizar relatório. “É preciso montar com urgência e pedir um auxílio para um plano de cooperação de fertilidade do solo. […] 100% das propriedades perderam nutrição no solo”, comenta. A Secretaria, junto com a Emater, está organizando essas avaliações. Tais questões impactarão na próxima colheita.
Sobre a realização dos trabalhos, Fracaro ressalta que não há condições humanas e técnicas para executar tudo esse ano, pois os estragos foram muitos e em proporções enormes, mas seguirão fazendo o possível. Ao final, ele agradeceu a colaboração de todos que estão ajudando.
Confira detalhes na entrevista completa: