Vídeo do Dia do Riso: Doadores do Sorriso contam experiências de fazer sorrir

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Francine Ghiggi/Rádio Kom FM e TV

Rir é o melhor remédio. Estudos científicos indicam que o ditado popular pode estar certo. Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, é o Dia Nacional do Riso. Esse mecanismo de alegria já virou até técnica terapêutica para promover o bem-estar mental, físico e emocional.

Pela manhã, o Bom Dia da Kom recebeu representantes do Doadores do Sorriso, os palhaços Amendoim (Clóvis Simioni) e Paçoca (Vanessa Marinello) contando um pouco das experiências com o trabalho que realizam, inclusive no hospital.

Confira o bate-papo completo:

Mais sobre os benefícios do riso

O artigo científico A Receita do Riso, publicado em 2016 no Jornal Americano de Medicina de Estilo de Vida, fez uma revisão de vários estudos sobre os benefícios do riso. Em um deles, um grupo de voluntários assistiu a um vídeo engraçado e, ao final, o resultado dos exames mostrou uma redução considerável no nível de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Outra pesquisa mostrou que os participantes que viram um filme humorístico apresentaram maior tolerância a dor.

A terapia do riso também foi avaliada por pesquisadores no tratamento de pacientes com demência. Houve uma redução de 20% na agitação com efeitos comparáveis ao uso de antipsicóticos.

Há ainda na literatura médica benefícios ao sistema cardiovascular. Um estudo sobre pressão arterial revelou que rir durante a medição da pressão arterial eleva a pressão arterial sistólica. O resultado “sugere que o corpo responde fisiologicamente a uma crise de riso tal como a uma sessão de exercício”.

Dar umas boas risadas ainda libera serotonina e endorfina. Essas substâncias são conhecidas por promover sensações de bem-estar, prazer e alegria.

Por fim, A Receita do Riso concluiu que existem “evidências suficientes de que o riso pode ser utilizado para ajudar a prevenir doenças, reduzir custos e garantir uma população mais saudável.”

Informações: Agência Brasil

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >