A manhã deste domingo, dia 26, foi de celebração à cultura e à história dos imigrantes italianos que ajudaram a construir o Rio Grande do Sul. A Assembleia Legislativa promoveu, no Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o espetáculo “Música & Vozes para Celebrar a Cultura Italiana”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Estado. O evento, aberto ao público, reuniu centenas de pessoas em uma manhã marcada por emoção, arte e reconhecimento.
O espetáculo contou com a participação da UCS Orquestra, regida pelo maestro Fábio Alves, do Coral Ítalo-Brasileiro, sob regência de André Delair, além dos solistas Paola Delazzeri e Maicon Cassânego, e do pianista Rodolfo Wulfhorst. No repertório, o público pôde apreciar clássicos da música italiana, com composições de nomes como Sergio Endrigo, Gigliola Cinquetti, Toto Cutugno, Giuseppe Verdi, Laura Pausini e Gaetano Donizetti.
O ator e humorista Edgar Maróstica foi o mestre de cerimônias, conduzindo a apresentação com seu carisma e falando em talian — língua formada a partir de dialetos trazidos pelos imigrantes italianos —, o que trouxe ainda mais autenticidade e leveza à homenagem.
A diretora de Cultura da Assembleia Legislativa, Michele Limeira, destaca o compromisso da Assembleia Legislativa com a promoção da cultura e a valorização das raízes italianas.
A KOM FM e TV acompanhou o evento e realizou a cobertura do espetáculo, levando aos seus ouvintes e telespectadores todos os detalhes dessa celebração que reafirma o orgulho e a identidade de uma comunidade que, há 150 anos, contribui com o desenvolvimento cultural, econômico e humano do Rio Grande do Sul.
Confira também:
Vídeo: Pepe Vargas destaca homenagem aos 150 anos da imigração italiana pela Assembleia Legislativa
Vídeo: Coordenador do UCS Cultural enfatiza o papel da arte na preservação das tradições italianas