Veranópolis visa avançar nos estudos de qualidade de vida

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

No dia 15 de maio, o Prefeito de Veranópolis Waldemar De Carli esteve em reunião com o Vice Governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, para apresentar um projeto inovador na área da saúde que pretende ser desenvolvido na Terra da Longevidade.

Estiveram acompanhando esse encontro os diretores do Instituto Moriguchi, Dr. Emílio Moriguchi e Dr. João Senger, a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Costa e os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Professor Diogo de Souza e Eduardo Zimmer.

A pauta dessa reunião foi a busca de recursos junto ao Governo do Estado para instalar um laboratório de marcadores de demência nas dependências do Instituto Moriguchi, em Veranópolis. 

Segundo o Prefeito, Waldemar De Carli, esse laboratório será o ponta pé inicial para a realização de um estudo multicêntrico a ser realizado pela UFRGS com a participação de 10 centros, sendo o Instituto Moriguchi, em Veranópolis, o centralizador inicial da coleta de amostras.

“Esse é um trabalho inédito nos estudos da saúde em todo o território brasileiro, destacando mais uma vez o município de Veranópolis na vanguarda da oferta de qualidade de vida às pessoas de todas as idades”, afirma o Prefeito De Carli.

O que são os marcadores de demência?

O avanço da qualidade de vida e consequentemente no número de idosos no país está provocando um fenômeno ao qual devemos ficar atentos. Esta sobrevida estendida implica aumento na incidência de doenças crônicas, incapacitantes e involutivas que podem comprometer a autonomia das pessoas, assim como as síndromes demenciais, cuja prevalência cresce com a idade.

Um desafio para os profissionais da saúde é um diagnóstico precoce das demências degenerativas, sobretudo do Mal de Alzheimer, visto a dificuldade na reversão da doença. Assim, a possibilidade de uma intervenção terapêutica precoce específica para demência pode interferir diretamente na melhoria da qualidade de vida do paciente.

Todos estes pontos tornam a busca por marcadores de demência confiáveis cada vez mais necessários, e a instalação desse laboratório vem ao encontro de avançar muito mais nessas pesquisas e na oferta de melhores possibilidades para a longevidade das pessoas.

Fotos: Joel Vargas / GVG

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >