A Estação Meteorológica do CEFRUTI (Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura), vinculada ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, há 69 anos é responsável pela coleta de dados meteorológicos cruciais para a região.
Em 2024, a estação bateu um recorde histórico, com a precipitação pluvial acumulada atingindo 3.026,6mm, o maior total desde o início dos registros, em 1956. O recorde anterior havia sido registrado em 2023, quando houve uma precipitação total de 2.876,2mm. De acordo com Amanda Junges, pesquisadora em agrometeorologia, o maior acumulado ocorreu em maio, com destaque para o dia 1º, quando foram registrados impressionantes 260mm de chuvas. Esse é o maior acumulado de chuva em um único dia registrado no ano e também no banco de dados. “O total mensal de maio foi de 951mm, sendo esse o maior registro do nosso banco de dados para um único mês. Maio de 2024 bateu todos os recordes, seja em maior total mensal, seja no maior volume de chuva ocorrido em um único dia”, frisa.
Além das chuvas, os dados de temperatura também destacam-se em 2024. A maior temperatura do ano foi registrada no dia 14 de março, com 32,8ºC, seguida de 32,6ºC no dia 12 de fevereiro. Por outro lado, a menor temperatura do ar foi de -0,4ºC, registrada no dia 13 de agosto, e a segunda menor, de -0,1ºC, ocorreu no dia 30 de junho.
Amanda Junges destaca que os dados históricos de quase sete décadas são fundamentais para o estudo da influência das condições meteorológicas e climáticas na produção das culturas da região, especialmente na fruticultura de clima temperado, como kiwi, pêssego, ameixa e uva. No entanto, as chuvas intensas também causaram diversos danos na infraestrutura das estradas e perdas nos cultivares de frutas, como a uva, afetando a produção local.
Os dados da Estação Meteorológica do CEFRUTI são essenciais para entender e mitigar os impactos climáticos nas atividades agrícolas, proporcionando informações valiosas para produtores e pesquisadores da região.
A Estação Meteorológica do Cefruti está localizada em Sapopema, em Veranópolis.
Fotos: Arquivo Alexandre Leoncio