Veranópolis registra manhã gelada com mínima do ano e mês de junho marcado por chuvas intensas

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Marcos Bergamin/Kom FM e TV

A terça-feira começou gelada em Veranópolis, na Serra Gaúcha, com os termômetros marcando -1,2°C às 5h da manhã, a menor temperatura registrada no município em 2025 até o momento. Às 8h, a estação meteorológica do CEFRUTI/DDPA/SEAPI ainda registrava frio intenso, com -0,7°C.

Além do frio, o município também enfrentou um mês de junho excepcionalmente chuvoso. Segundo dados da estação local, a precipitação acumulada no mês chegou a 468,2 milímetros, valor mais de três vezes superior à média histórica para o período, que é de 151 mm. O volume mais expressivo foi registrado entre os dias 17 e 22, com 257,6 mm, incluindo um pico de 99,4 mm apenas no dia 17.

Junho também teve um número elevado de dias chuvosos: foram 17 com precipitação igual ou superior a 1 mm. A intensidade do clima se refletiu ainda em rajadas de vento de até 58 km/h, registradas às 11h do dia 16.

No quesito temperatura, os extremos do mês de junho variaram entre -0,8°C, em 24/06, e 20,9°C, no dia 4. Já a velocidade média do vento neste início de julho está praticamente nula, segundo os dados de hoje.

Os registros reforçam o cenário de um inverno rigoroso e instável na Serra Gaúcha, com destaque para os riscos associados a geadas, alagamentos e outras ocorrências climáticas típicas da estação.

Com informações da estação meteorológica de Veranópolis (CEFRUTI/DDPA/SEAPI).

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >