Até o dia 14 de novembro está ocorrendo na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, o Inovamundi, um evento que busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e sociais desenvolvidos no contexto universitário, em parceria com instituições externas. Dentro do Inovamundi, as atividades são divididas em quatro eixos: o Salão de Extensão, que propicia um espaço de socialização de ações voltadas à comunidade; a Feira de Iniciação à Pesquisa, que reúne alunos e docentes da Educação Básica; a Feira de Iniciação Científica, que promove a divulgação e o intercâmbio de resultados de pesquisa, oriundos de atividades de estudantes de graduação; e o Seminário de Pós-Graduação, que oportuniza a produção e a divulgação de avanços científicos e tecnológicos, gerados no âmbito da pós-graduação, nas diversas áreas do conhecimento.
Neste ano de 2025, Veranópolis ganhou destaque logo na abertura do evento, com a apresentação de trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, que evidenciaram o papel do município em importantes projetos de pesquisa e extensão voltados à sustentabilidade e à prevenção de desastres.
Trabalhos de extensão e de pesquisa foram apresentados no Inovamundi, com resultados preliminares de um projeto de colaboração entre a Universidade Feevale e outras instituições, como a Universidade Estadual de Santa Catarina, Universidade Federal de Alagoas, ATITUS Educação, Atuaserra, Projeto Gralha-Azul e Trevisan Soluções. Os trabalhos apresentados trazem resultados de atividades que estão sendo realizadas no Município de Veranópolis, em duas áreas: a RPPN Serra Parque Jaboticaba e o Sítio Árvore Mãe.

O projeto de colaboração “Áreas de Reserva Ambiental afetadas por Movimentos de Massa: mapeamento e restauração com vistas à prevenção de desastres, monitoramento ecológico e Educação Ambiental” é financiado pela FAPERGS e vinculado ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento voltado a Desastres Climáticos, do Governo do Estado do RS. O projeto e as ações foram pensados e estão sendo executados após os eventos climáticos dos anos de 2023 e 2024, que atingiram várias áreas de Veranópolis.
Outro destaque é que está sendo formalizada uma parceria entre representantes da Prefeitura com a Universidade Feevale, para a realização de atividades de extensão do projeto social “Formação de Agente Mirim de Defesa Civil”, que visa promover a cultura da prevenção de desastres e a consciência cidadã entre crianças e adolescentes, tornando-os multiplicadores de boas práticas em situações de emergência.