Veranópolis apresenta ações após os desastres climáticos de maio e realiza homenagens

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Ingridi Verardo/Prefeitura de Veranópolis

Na noite desta segunda-feira, dia 09 de maio, o evento “Veranópolis unida na reconstrução e resiliência” proporcionou um momento de reflexão sobre o evento climático ocorrido no mês de maio de 2024.

As fortes chuvas e os eventos climáticos extremos trouxeram para Veranópolis e grande parte do estado do Rio Grande do Sul, destruição, sofrimento e incerteza para inúmeras famílias e comunidades. Porém, em meio à adversidade, emergiu um verdadeiro símbolo de solidariedade e resiliência: o espírito voluntário. Entidades, órgãos de segurança, empresas, órgãos públicos; homens e mulheres de diferentes idades e trajetórias, se uniram em um esforço coletivo para salvar vidas, levar conforto, alimentos, agasalho, abrigo e esperança àqueles que mais precisavam. O gesto de cada voluntário, seja pequeno ou grandioso, tornou-se parte essencial da reconstrução física e emocional da Terra da Longevidade.

Com o objetivo de homenagear as pessoas que se envolveram junto à Defesa Civil do Município, a Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, realizaram esse momento de reconhecimento e reflexão, além de prestação de contas do trabalho realizado pela Defesa Civil e equipes da Administração Municipal nestes últimos sete meses.

Oportunidade onde, Fabiane Parise, Coordenadora da Defesa Civil e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, apresentou os números das tragédias e das ações realizadas, bem como os valores que foram e continuam sendo investidos na reconstrução do município.

Em seguida o Engenheiro Civil, Prof. Luis Eduardo Formigheri, Diretor Técnico/Comercial da empresa INFRA-GEO Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente, empresa especializada em projetos e consultorias nas áreas de geotecnia e meio ambiente, apresentou os estudos realizados nas áreas de risco e nas áreas que sofreram os deslocamentos de terras em Veranópolis e região.

Já os professores da UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Clódis Andrades Filho e Dr. Ruy Paulo Philipp, responsáveis por realizar todo o mapeamento de deslizamentos ocorridos no estado e que identificaram Veranópolis como o 2º município com maior número de movimentação de solo, explicaram como o solo da nossa região é constituído e apresentaram como é possível prevenir e se adaptar a situações vivenciadas no mês de maio, sendo considerado o maior desastre natural do Brasil.

Ao final do encontro, com muita emoção e sentimento de gratidão foi realizada a entrega de homenagens a todas as entidades, empresas, órgãos públicos e de segurança, que juntos atuaram e demonstraram que a humanidade e a união são capazes de superar qualquer desafio. Que esta homenagem seja um marco da eterna admiração por cada pessoa que, com coragem e empatia, fizeram a diferença em tempos tão difíceis vivenciados em Veranópolis e região.

Fotos: Ingridi Verardo

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >