Secretária da Saúde esclarece questões sobre atendimento de crianças no Posto de Saúde Central de Veranópolis

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A Kom FM e TV recebeu questionamento de ouvintes referente ao atendimento pediátrico no Posto de Saúde Central de Veranópolis. A reclamação seria a necessidade de precisar levar a criança para a fila na madrugada para agendamento de consulta. Outra questão levantada foi o atendimento ser feito por clínico geral, sem ser dada medicação, o que posteriormente resultaria no retorno deste paciente para atendimento, desta vez utilizando o plantão do Hospital São Peregrino Lazziozi.

Visando esclarecer para os ouvintes, a Kom entrou em contato com a secretária da Saúde de Veranópolis, Vanessa Calioni Bordignon. Segundo ela, foram alteradas as formas de agendamento, justamente para extinguir as filas, tendo em vista a quantidade de médicos disponíveis, além dos pediatras os clínicos gerais também, segundo o Sistema Único de Saúde, tem a capacidade técnica de atender esses pacientes. “Por que que a gente sempre diz que quando vem buscar o atendimento é importante o paciente estar junto? Porque a nossa forma de acolhimento agora é através de triagem realizado pelo enfermeiro. Quando chega no momento do cadastro, posteriormente é passado para triagem, é verificado sinais vitais e já é verificado se ele se encaixa em um critério agudo ou critério agendamento”, descreve.

Sobre o clínico geral não ministrar medicação, Vanessa ressalta ser uma decisão de autonomia médica, pois não há interferência na relação médico-paciente, tendo em vista que o profissional que identifica a necessidade ou não de prescrever medicamentos. Além disso, a procura pelo serviços do hospital fica a critério dos pacientes. A indicação é que primeiramente seja procurada a unidade de saúde e utilize o plantão hospitalar caso haja encaminhamento ou em casos de média ou alta complexidade.

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