Relatório de Sustentabilidade do Sicoob destaca iniciativas de inclusão e educação financeira

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Assessoria Sicoob/divulgação

O Sicoob lançou o seu Relatório de Sustentabilidade. O documento apresenta os principais resultados da instituição relacionados aos aspectos econômicos, sociais, ambientais e de governança no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

Alinhada aos sete princípios cooperativistas, a publicação evidencia as ações realizadas para promover impactos positivos e duradouros na vida dos cooperados e nas comunidades onde o Sicoob está presente.

De acordo com Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, o cooperativismo financeiro inicia um ciclo econômico virtuoso que impulsiona progresso contínuo e sustentável, resultando em prosperidade para todos.

“O empreendedorismo é incentivado, os pequenos negócios se fortalecem, as oportunidades de emprego se multiplicam, a renda das famílias aumenta e os indicadores de desenvolvimento humano apresentam avanços substanciais, resultando em uma significativa melhoria da qualidade de vida e no fortalecimento das comunidades. Esses benefícios dialogam com os valores e princípios do cooperativismo, que versam sobre a inclusão econômica, a colaboração comunitária e a sustentabilidade a longo prazo”, explica o executivo.

Ênio destaca que, em 2023, a instituição intensificou seu compromisso com a cidadania financeira por meio de iniciativas de inclusão e educação. “Aprovamos a Política de Cidadania Financeira e estabelecemos compromissos claros com a inclusão e a educação financeira, incorporando-os em nosso pacto estratégico e nas operações cotidianas das cooperativas.”

Assim, conforme a publicação, no ano passado, houve um aumento de 163.304 cooperados das classes C, D e E em comparação com 2022, alcançando um total de mais de 3,1 milhões de cooperados desse perfil no Sicoob.

A presença física dos pontos de atendimento do Sicoob também foi ampliada, totalizando 1.859 municípios com população de até 50 mil habitantes, representando um acréscimo de 61 municípios no ano. Vale ressaltar que, em 2023, o sistema alcançou 2.382 municípios atendidos, sendo a única instituição financeira presente fisicamente em 400 deles.

O relatório também destaca os recursos direcionados a projetos de preservação de nascentes, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Segundo Ênio, o portfólio de produtos é desenvolvido com base nas necessidades identificadas localmente. “Para os pequenos agricultores e produtores rurais familiares, oferecemos, por exemplo, a linha de repasse Pronaf Eco, destinada a projetos sustentáveis que visam a recuperação e conservação ambiental, além de promover a melhoria da capacidade produtiva da propriedade”, ressalta.

Ainda no campo, também fazem parte do portfólio do Sicoob financiamentos voltados à inovações tecnológicas no meio rural, como o programa Inovagro, destinado à implantação de sistemas de geração e distribuição de energia alternativa à eletricidade convencional para consumo próprio, como as energias eólica, solar e de biomassa nas propriedades.

Mas não é apenas na agricultura que o Sicoob tem opções sustentáveis: nas prateleiras das cooperativas, é possível também realizar consórcios para aquisição de bens como kits solares, bicicletas elétricas e outros itens que contribuem para reduzir impactos ambientais negativos.

Fonte: Correio do Povo

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >