O primeiro viaduto da reconstrução da BR-470, na Serra do Rio das Antas, está tomando forma. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue em ritmo acelerado na construção do Viaduto A, atualmente na etapa de lançamento das vigas metálicas.
Até a manhã deste sábado, dia 25, já foram instaladas 14 das 24 vigas previstas, que formam as quatro linhas de longarinas metálicas da estrutura. Os trabalhos começaram na última terça-feira, dia 21, e devem ser concluídos até a próxima quarta-feira, dia 30, pela manhã.
Cada viga é posicionada com precisão e, na sequência, passa por processo de soldagem, etapa que teve início neste fim de semana.
Paralelamente, as longarinas estão recebendo os contraventamentos metálicos, responsáveis por garantir a estabilidade e a rigidez do conjunto estrutural.

Mesmo com vento considerável presente na região da Serra das Antas na última semana, o trabalho tem avançado dentro do cronograma. O içamento das vigas não interfere no tráfego local, e a Serra opera com fluxo normal de comboios. Nesta semana, o sistema de comboios segue funcionando normalmente, sem alterações em razão das atividades de montagem.