Rampas em áreas de escape em rodovias estaduais poderão sair do papel

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Um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pode garantir mais segurança nas rodovias estaduais. De autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), a medida prevê a instalação de rampas de escape para caminhões em estradas, a fim de permitir a redução da velocidade e a parada segura do veículo com falha mecânica ou dificuldade de frenagem.

As rampas de escape são prolongamentos da estrada projetados para reduzir, por meio de resistência ao rolamento (areia, cascalho e pedregulhos), desaceleração gravitacional (subida) ou ambas, a velocidade de veículos em descidas acentuadas.

De acordo com a proposta de Pasin, que foi aprovada por unanimidade, a estrutura deve ser construída em rodovias estaduais, diretamente pelo Estado ou por meio de concessão. O autor da medida diz que o número de acidentes, inclusive fatais, nas estradas foi a motivação da proposta. “Queremos acabar com as mortes consideradas evitáveis no trânsito. Para isso, sugerimos a criação dessas áreas em declives acentuados, como na Serra. Essa estrutura reduz consideravelmente a velocidade dos veículos em trechos em que principalmente caminhões perdem os freios e ocasionam graves acidentes, inclusive fatais”, explica.

Consideradas como refúgios ou válvula de escapa aos motoristas, principalmente de veículos longos ou com cargas de alto peso, que por muitas vezes não conseguem parar, caso haja algum defeito no freio motor, a medida foi apresentada após estudos prévios realizados em trechos onde há incidência de acidentes, como é o caso da ERS-431, no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves e na ERS-129, em Muçum, na chamada “Curva da Morte”. Somente nos últimos 10 anos, mais de 300 acidentes foram registrados nos trechos das duas cidade. Pelo menos 22 pessoas perderam a vida nesse período. “De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, nos últimos 10 anos, houveram 103 acidentes na ERS-431 e outros 236 na ERS-129. Ao todo, foram registrados 22 acidentes fatais nas duas rodovias”, ressalta Pasin.

Agora o projeto segue para ser sancionado pelo governador Eduardo Leite.

Foto: Reprodução

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