Quais os tipos de câncer e como se desenvolvem

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Na noite de quinta-feira, dia 13 de outubro, aconteceu na Câmara de Vereadores a palestra “Autocuidado com a saúde das mamas”, promovida pela Prefeitura de Veranópolis, por meio do gabinete da Prefeita em exercício, pela Secretaria da Saúde, juntamente com a Câmara de Vereadores e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Foto: Caroline Cesca Palestrante: Altair Margarida de Conto


A ação foi conduzida por Altair Margarida de Conto, do Instituto da Mama RS (IMAMA). Foram apresentados dados sobre o câncer de mama e colo de útero, além de estimativas a nível estadual e federal. Também foram apresentadas informações a respeito dos tipos de câncer, como eles se desenvolvem e a importância de estar alerta sobre qualquer possível má formação ou sintoma desconfortável e notável sobre pequenas alterações mamárias.

👉 É vital que as mulheres conheçam o seu corpo e estejam atentas para qualquer mudança que possa representar anormalidade e comprometimento na saúde das mamas. Dessa forma, é possível mais chances para a realização do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.
A palestrante reiterou a importância da prevenção, com a realização da autopalpação das mamas, a fim de observar qualquer modificação aparente na região das mamas ou a presença de pequenos nódulos na região embaixo do braço, axilas e no pescoço, além da realização da mamografia, indicada anualmente após os 40 anos de idade.

Foto: Carolina Cesca


ℹ No Brasil, o câncer de mama é o principal tipo de câncer que mais afeta a população feminina. A incidência ocupa as taxas mais altas em quase todas as regiões do país. A partir da faixa etária acima de 40 anos, os casos são mais comuns.
O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul foi fundado em 29 de julho de 1993, sendo uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
📷 Fotos: Caroline Cesca

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >