Projeto de proteção e conservação de nascentes é entreguem em Veranópolis

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Na quinta-feira, dia 06 de julho, aconteceu na Comunidade de Nossa Senhora do Caravaggio, em Monte Claro, momento oficial de entrega do projeto de proteção e conservação de nascentes, que foi realizado pelo Sicredi Serrana, em parceria com a Emater e a Prefeitura de Veranópolis. Ação que visa a sustentabilidade hídrica, faz parte de um conjunto de ações da cooperativa para contribuir com o meio ambiente.

Esse Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social na Conservação de Nascentes, foi realizado a muitas mãos e foi desenvolvido em cinco nascentes da comunidade de Monte Claro, no interior de Veranópolis, beneficiando e contribuindo para a oferta de água potável para consumo humano e animal das famílias que moram no local.

A Emater contribuiu com o desenvolvimento do projeto técnico, onde o Sicredi Serrana viabilizou a aquisição do material necessário para a proteção das nascentes, captação, caixas d’água e reservatório. Já a Prefeitura de Veranópolis, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, disponibilizaram máquinas, brita e mão de obra.

O projeto visa contribuir para a conservação dos recursos hídricos e ambientais através da implantação de sistemas de captação da água, proteção e conservação de nascentes e a restauração de suas áreas de preservação permanentes (APPs) em propriedades rurais, assim como o uso e manejo racional das águas.

Estiveram presentes neste ato, visitando as cinco nascentes, o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fernando Fracaro, o supervisor Regional da Emater, Gilberto Bonatto, integrantes do Escritório da Emater de Veranópolis, Engenheiro Agrônomo Valfredo Reali, engenheiro Agrícola, Douglas Corso e a extensionista, Maria Tereza Rambo Lowe, o gerente da Agência do Sicredi/Veranópolis, Vagner Cortelini, a gerente Administrativa do Sicredi/Veranópolis, Charline Gotardo, além dos moradores de Monte Claro beneficiados pelo projeto, que vem atender uma necessidade básica, que é a oferta de água, principalmente em momentos de estiagem, contribuindo com a preservação do meio ambiente, com o cuidado e proteção das nascentes.

Fotos: Samara Affonso e Douglas Corso

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >