A ligação entre os municípios de Vista Alegre do Prata e Nova Prata, bem como a Fagundes Varela, pelas rodovias ERS-441 e ERS-352 está prejudicada há mais de dois meses e meio. A queda da estrutura da ponte do Rio “Não Sabia”, na comunidade Santa Isabel, aumentou a distância entre as cidades, prejudicou o transporte dos estudantes e pacientes, reduziu a movimentação de turistas, obrigou a procura por caminhos alternativos para o escoamento da produção primária e industrial. Diante da situação e, sem esperar a burocracia dos Governos Federal e Estadual, a comunidade vista-alegrense se mobilizou.
A campanha “Todos pela Ponte”, realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), traçou a meta de arrecadar R$ 500 mil para auxiliar nas despesas de construção de uma estrutura provisória. A Administração Municipal abriu um novo caminho, com auxílio das famílias na cedência das terras, e adquiriu uma ponte metálica. A cargo do povo, o pagamento das cabeceiras, montagem e demais investimentos necessários para que a ligação fosse reestabelecida. Foram dias, horas, minutos e segundos de muito trabalho e dedicação. A montagem segue a todo o vapor.
A diretoria da CDL, juntamente com o Poder Público, confirma a inauguração para o domingo, dia 28 de julho, às 15 horas. Discursos e histórias de quem colocou a “mão na massa” e ajudou a fazer a estrutura sair do papel farão parte da solenidade. Às 18 horas, conforme a programação, haverá o acendimento das luzes e a passagem estará liberada. A comunidade regional é convidada a prestigiar o evento que será realizado no desvio provisório e às margens da nova passagem sobre o Rio “Não Sabia”.