Ponte Pênsil entre Torres e Santa Catarina será interditada em feriados para garantir segurança

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

Foto: Prefeitura Passo de Torres

A ponte pênsil que liga as cidades de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina, será interditada em datas específicas como medida de segurança. A decisão foi formalizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e as prefeituras das duas cidades.

Conforme o TAC, os municípios comprometeram-se a realizar fiscalizações periódicas na estrutura da ponte pelo menos duas vezes ao ano, uma em cada semestre. O custo de manutenção, estimado em R$ 165 mil para os próximos dois anos, será dividido igualmente entre as duas prefeituras.

A interdição ocorrerá nas seguintes ocasiões:

  • Das 18h do dia 24 até as 8h do dia 25 de dezembro;
  • Das 8h do dia 31 de dezembro até as 8h do dia 2 de janeiro;
  • Durante todas as noites de Carnaval, a partir das 18h;
  • Duas horas antes e até o final da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, na data do evento.

Cartazes serão fixados nas cabeceiras da ponte para informar as interdições e alertar sobre o limite de “tráfego seguro para até dez adultos simultaneamente”.

A medida foi oficializada na última quarta-feira, dia 11. De acordo com a promotora de Justiça Dinamárcia Maciel, o descumprimento das regras estabelecidas no TAC resultará em multa de R$ 10 mil por cada infração, valor que será destinado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados, administrado pelo MPRS.

A ponte pênsil, que atravessa o rio Mampituba, foi palco de um trágico acidente durante o Carnaval de 2023, quando desabou, deixando uma vítima fatal. Reconstruída, a estrutura foi reinaugurada em junho deste ano, mas medidas adicionais de segurança foram implementadas para evitar novos incidentes.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >