O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo na Região Sul do País, por conta da previsão de novas tempestades. Válido até o meio-dia desta quinta-feira (18), o aviso abrange os Estados o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com informações publicadas na tarde passada, o alerta vai das regiões Central e Norte gaúchas Sul até a porção Norte catarinense. A tempestade pode atingir regiões de cidades como Caxias do Sul, Passo Fundo e Erechim, em território gaúcho, além de Criciúma, Blumenau, Joinville e Florianópolis.
Áreas afetadas no RS
– Noroeste Riograndense.
– Serra Gaúcha.
– Centro Oriental Riograndense.
– Sudoeste Riograndense.
– Centro Ocidental Riograndense.
– Região Metropolitana de Porto Alegre.
– Nordeste Rio.grandense.
Áreas afetadas em SC
– Vale do Itajaí.
– Oeste Catarinense.
– Grande Florianópolis.
– Norte Catarinense.
– Sul Catarinense.
De acordo com o aviso publicado pelo instituto, a expectativa é de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo. Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos em rodovias.
Os temporais com raios e rajadas de quase 100 Km/h que atingiram Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul na noite dessa terça-feira (16) causaram uma série de transtornos à população. Dentre os principais incidentes, foram relatados alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. Na capital gaúcha, mais de 20 bairros ficaram parcial ou totalmente sem energia e até mesmo com torneiras secas.
A situação pode ficar ainda mais complicada nas próximas horas. Para esta quarta (17), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém três alertas de risco de novas tempestades em praticamente todo o mapa gaúcho. Autoridades reforçaram o apelo para que seja evitada a circulação em vias públicas.
Mais de 1,2 milhão de pontos ficaram sem energia elétrica devido aos fortes temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira (16). Foram afetados pelo menos 714 mil clientes da área de concessão da RGE e 620 mil da CEEE Equatorial, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre.
As empresas informaram que as suas equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento da energia. Intensas rajadas de vento derrubaram postes, fios e árvores e destelharam residências em todo o Estado.
Na Capital, o cenário é de destruição na manhã desta quarta-feira (17). Quem precisou sair de casa encontrou vias alagadas e mais de 150 árvores caídas sobre as ruas, além de semáforos fora de operação. Cinco estações de tratamento de água amanheceram sem energia elétrica, conforme o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos).
Uma árvore caiu sobre uma casa na rua Antônio Divan, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre. Ninguém ficou ferido. Outras residências foram danificadas pelo vendaval na Capital. Diversas vias ficaram parcialmente ou totalmente bloqueadas por árvores ou postes caídos.
Os temporais também provocaram a interdição de rodovias no Estado.
Com o alerta, o Inmet também publicou orientações gerais sobre como agir em casos de tempestade:
– Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
– Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).