Ao todo, serão depositados R$ 4,2 bilhões a 4.202.121 milhões de trabalhadores. Pela Caixa, serão beneficiados 3.659.893 trabalhadores com direito ao PIS. Pelo Banco do Brasil, serão 544.228 mil servidores públicos com direito ao Pasep.
O pagamento do PIS na Caixa é feito prioritariamente em conta corrente ou poupança. Os demais receberão por meio do Caixa Tem, que permite pagar contas, fazer transferências e comprar com o cartão de débito virtual.
Os trabalhadores ainda podem sacar o abono em caixas eletrônicos e lotéricas com o Cartão Social. O dinheiro estará disponível para resgate até 28 de dezembro.
Ao todo, quase 23 milhões de trabalhadores receberão o abono em 2023. Os pagamentos começaram em fevereiro.
PASEP
São inscritos no PASEP os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).
Confira o passo a passo para que os não correntistas do Banco do Brasil efetuem o saque do seu abono:
ABONO SALARIAL – 2023
O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado no mínimo 30 dias no ano.
O pagamento do exercício 2023 (ano trabalhado 2021) será realizado a partir de fevereiro, de acordo com o número final da inscrição. O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança.
Os não correntistas que recebem o benefício do Pasep e que têm contas em outros bancos podem realizar o saque do abono salarial 2023 por meio do Portal Gov.br.