O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) aprovou, em reunião extraordinária nesta quarta-feira, 17 de julho, a abertura de 40 novos leitos provisórios no Hospital Geral de Caxias do Sul (HG).
As operações temporárias são oportunizadas por meio de recursos do Ministério da Saúde, disponibilizados no montante de R$ 17.993.860,05. Em ofício ao Município, de 12 de julho, o Ministério manifestou que, “dentro da disponibilidade orçamentária de 2025”, providenciará a incorporação do valor anual para manutenção desses 40 novos leitos, por meio do Programa de Trabalho “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”.
Diante das condições dispostas, a FUCS reassegura o compromisso de manter as operações em caráter temporário até o mês de dezembro de 2024, a partir do repasse para custeio garantido pelo Ministério da Saúde. Em transparência à comunidade, também ressalta que a continuidade do funcionamento da estrutura para além desse prazo dependerá da destinação de mais recursos públicos, não sendo possível à Fundação a manutenção dos leitos com recursos próprios. Para o funcionamento da nova ala de forma permanente será necessária a incorporação ao Teto MAC de R$ 35,8 milhões.
O cronograma do Hospital Geral prevê a abertura dos 40 novos leitos (30 de clínica geral/enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva Adulto – UTI) de forma gradativa, iniciando pela UTI no mês de agosto.
“É um avanço para a saúde pública de Caxias do Sul e região, considerando que há diversos pacientes aguardando leitos de terapia intensiva e internação”, considera o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira. A expectativa é pela confirmação do Ministério da Saúde da incorporação dos recursos para custeio permanente dos leitos ao Teto MAC do HG (média e alta complexidade).
Hospital Geral – HG
Inaugurado em 19 de março de 1998 e gerido pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, com o aporte de recursos públicos, o HG é referência para mais de 1,2 milhão de habitantes de 49 municípios abrangidos pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde do Rio Grande do Sul, aos quais presta atendimento universal e gratuito, 100% via SUS. Também funciona como hospital de ensino – reconhecido pelos ministérios da Educação e da Saúde.