Fórum Democrático sobe a Serra e leva debate sobre sustentabilidade à comunidade de Caxias do Sul; com cobertura da KOM

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

A serra gaúcha será palco de um importante debate sobre sustentabilidade nesta sexta-feira, dia 15, com a realização do 6º Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR), promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O evento acontecerá das 8h30 às 12h30 no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e reunirá representantes de entidades civis, empresariais, sindicais, educacionais e o público em geral da Região Funcional RF3, que compreende Cima da Serra, Hortênsias e Serra.

A programação será aberta com uma apresentação cultural do músico Dan Ferretti, que promete emocionar o público com um repertório de voz e violão que mistura composições autorais e clássicos da MPB. Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), conduzirá o painel central do seminário: “Pacto RS 25 – O crescimento sustentável é agora”, lema de sua gestão para o biênio 2025-2026.

Durante sua fala, Pepe Vargas deve reforçar a importância de repensar o modelo de desenvolvimento do estado. “Toda crise traz suas oportunidades. No caso do RS, é pensar a reconstrução do estado a partir de novos paradigmas”, afirma o parlamentar. Ele defende um modelo de crescimento que seja ambientalmente sustentável, socialmente justo e economicamente equilibrado, respeitando as especificidades territoriais.

O seminário também contará com a apresentação da Plataforma Digital Pacto RS 25, criada para estimular a participação cidadã na formulação de políticas públicas regionais. Na sequência, uma série de painéis temáticos irá discutir os impactos das mudanças climáticas em diferentes setores da economia regional:

  • Maria do Carmo Quissini, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, abordará os desafios ambientais no desenvolvimento regional.
  • Hélio Henkin, professor da UFRGS, discutirá os efeitos econômicos das mudanças climáticas no estado.
  • Representantes de sindicatos e associações industriais, agrícolas, turísticas e de trabalhadores — como Ubiratan Rezler (SIMMECS), Gilberto Bonatto (Emater/RS), Márcia Ferronato (Setor do Turismo), Silvana Piroli (CUT/RS) e Assis Mello (CTB/RS) — trarão visões práticas e setoriais sobre os impactos já sentidos e perspectivas para o futuro.

Ao final, será realizado um debate aberto em plenário, com espaço para a apresentação de propostas por parte dos participantes.

O evento representa mais uma etapa da construção coletiva do Pacto RS 25, uma iniciativa que busca envolver toda a sociedade na busca por soluções sustentáveis e duradouras para os desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul.

SERVIÇO:
O quê: 6º Seminário Regional do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da ALRS
Quando: Sexta-feira, 15 de agosto de 2025, das 8h30 às 12h30
Onde: Auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul – RS
Entrada: Gratuita e aberta ao público

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >