Ex-presidente Jair Bolsonaro chega hoje ao estado

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

O ex-presidente Jair Bolsonaro chega, no final da manhã de hoje, a Porto Alegre, onde cumpre nos próximos dois dias agendas partidárias, além de participar de ato com apoiadores. Nesta sexta-feira, Bolsonaro participa de evento de filiação de 17 prefeitos ou vice-prefeitos ao seu partido, o PL, em Esteio, e no final da tarde de ato com simpatizantes no Parcão, em Porto Alegre. Já na manhã de sábado, ele estará em atividade do PL Mulher, junto da esposa, Michelle, que preside o seguimento partidário nacionalmente, em uma casa de eventos também na Capital.

Para o presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, a vinda dos dois ao RS auxilia no fortalecimento da sigla no Estado. “Em termos de partido de direita, somos o único no Brasil. Vamos somar muito em termos de filiados e candidatos a prefeito com auxílio de Bolsonaro e Michelle.” No RS, conforme dados da Justiça Eleitoral, o PL aumentou em 4,9 mil filiados seus quadros, entre outubro do ano passado e o mesmo período deste ano, tendo o maior incremento entre todas as siglas em números brutos e crescendo mais de 19%.

Entre as filiações, que ocorrem com a presença de Bolsonaro, em ato na tarde de hoje, em Esteio, está o prefeito do município por dois mandatos, Leonardo Pascoal (ex-PP), e o seu pré-candidato à sucessão e secretário municipal, Felipe Costella (ex-MDB). Felipe é filho do secretário estadual de Infraestrutura e Transportes, Juvir Costella (MDB). 

Também assinarão ficha no partido o atual prefeito de Nova Araçá, Ademir Dal Pozzo, os atuais vices de Parobé, Alex Bora, Alto Alegre, Dilmar Loro, e Flores da Cunha, Márcio Rech. Ente as outras filiações de pré-candidatos à majoritária no ano que vem, destaque para o vereador Maurício Scalco, que deixa o Novo em busca de viabilidade de sua candidatura.  

Gestão de Bolsonaro é impulso

Cherini credita esses números ao governo do ex-presidente. “Era feio falar em direita. Agora conseguimos falar de boca cheia, pois tivemos um gostinho do que é um governo de direita”, afirma o deputado federal, citando preceitos como diminuição do tamanho da participação do Estado, privatizações e redução de impostos como bandeiras.

Embora Bolsonaro esteja inelegível, após condenação em três processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente vêm realizando visitas a diversos Estados, a fim de manter mobilizada sua base. 

Recepção no aeroporto e encontro no Parcão

Deputados de outras siglas, como o deputado federal Tenente-coronel Zucco (Republicanos), vêm divulgando o evento no Parcão, que tem tons suprapartidários, devendo atrair bolsonaristas em geral, bem como a recepção prevista para 11h30, no aeroporto Salgado Filho.

Sem carreatas ou motociatas previstas, Bolsonaro e Michelle chegarão em voos distintos. O ex-presidente deve almoçar em Porto Alegre, dirigindo-se posteriormente para Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil, onde está marcado o evento de filiação do PL. Depois, retorna à Capital para o ato no Parcão, marcado para as 18h30. 

Com protagonismo para Michelle, Bolsonaro participará também do evento de sábado, na Casa NTX, às 10h. Embora o nome da ex-primeira-dama seja um dos ventilados à disputa da presidência, a tendência é que ela se prepare para a disputa de vaga no Senado pelo Distrito Federal.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >