Uma equipe de geólogos do Serviço Geológico do Brasil, do Governo Federal, esteve em Veranópolis na última semana, para realizar visitas técnicas a locais de risco de possíveis deslizamentos, alagamentos ou erosões. Os especialistas foram acompanhados por profissionais do setor de Engenharia.
O foco dessas visitas foi avaliar locais onde há residências e grande movimentação de pessoas, a fim de identificar riscos potenciais. O estudo apontou pelo menos 63 áreas de risco na cidade.
A Administração Municipal informou que monitora constantemente a situação e os moradores dessas áreas, buscando alternativas para auxiliar aqueles que necessitam de suporte. O secretário de Desenvolvimento Social, Willian Dornelles, destacou que todas as medidas serão acompanhadas por técnicos e que a gestão fará o possível para ajudar.
Nos próximos dias, será entregue o estudo oficial que indicará as medidas a serem tomadas. Os geólogos do Serviço Geológico do Brasil ficaram surpresos ao constatar que Veranópolis ainda não havia recebido esse tipo de estudo anteriormente, apontando que cidades de porte semelhante já passaram por processos semelhantes, prevenindo problemas futuros.