CEFRUTI de Veranópolis celebra 105 anos; pesquisadora destaca trabalhos desenvolvidos no local

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

O Centro de Estudos e Pesquisas em Fruticultura de Veranópolis (Cefruti), o mais antigo centro de pesquisa agrícola do Rio Grande do Sul, completou 105 anos em 2024, mas em função das catastrofes climáticas de maio, não houve comemoração. Com isso, a celebração será nesta sexta-feira, dia 30, para marcar a data histórica. Em entrevista concedida à Kom FM e TV, a pesquisadora e chefe do centro, Claudia Fogaça, destacou as ações em andamento e a importância da instituição para o desenvolvimento da agricultura regional.

Entre os destaques, está o curso gratuito de apicultura, sobre abelhas sem ferrão, que será realizado de 16 a 18 de junho, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Veranópolis, Fagundes Varela e Vila Flores e Associação dos Apicultores da Serra das Antas, ministrado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O curso abordará temas como manejo de colmeias, produção de mel e boas práticas apícolas, com foco na capacitação de agricultores familiares e novos apicultores. Interessados podem entrar em contato com o Sindicato, pelo fone (54) 3441-1764. As inscrições são gratuitas.

Fundado em 1919, o Cefruti é referência em pesquisa frutícola no estado e desempenha papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias e no suporte técnico a agricultores da Serra Gaúcha. A entrevista completa com Claudia Fogaça pode ser conferida no vídeo abaixo:

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >