Instituição passa por momento de renovação, com ampliação de atendimento no estado e do serviço de coleta externa
Enquanto promove as atividades da Semana do Doador, o Banco de Sangue de Caxias do Sul continua com seu trabalho por meio de novos modelos de operação. Desde 2018, faz parte do Grupo HHemo Hemoterapia Brasil, dos quais é um dos fundadores. Ainda, houve a expansão de seus serviços, com abertura de filiais em Porto Alegre (RS) nos hospitais São Lucas da PUCRS, Moinhos de Vento e Mãe de Deus, além de ser responsável pela implantação do serviço de transplante no Hospital Mãe de Deus em 2020 e pela coleta de medula no Hospital Moinhos de Vento, entre outros projetos. Até o momento, o Banco de Sangue contabiliza aproximadamente 20 mil coletas e 70 transplantes realizados nestes locais.
Além de manter a coleta de sangue de doadores em sua sede, atualmente, um dos seus principais diferenciais é o projeto “Parceiros do Bem”, em que o Banco de Sangue vai até o doador. Este modelo de coleta externa é realizado desde 2003 em empresas e hospitais da região, incentivando a cultura da doação de sangue e do voluntariado. Porém, de acordo com a Gerente Operacional, Claudineia Souza, com a pandemia esta atividade foi intensificada, principalmente em 2021. “O maior desafio para a doação é o tempo. Sentimos o aumento da necessidade deste serviço, além da mobilização para atingirmos lugares menores e mais distantes. A coleta externa foi fundamental para a garantia dos estoques durante a pandemia. Os doadores se sentem motivados e engajados quando doam na sua comunidade, como também pelo acesso facilitado”, aponta. Muitas empresas de Caxias e Região também abriram suas portas para as coletas externas. Em 2021, foram realizadas 20.738 coletas no total, sendo 2.654 delas externas, resultando em um aumento de praticamente o dobro em relação a 2020, que contou com 1.309 coletas externas. Para 2023, a proposta do Banco de Sangue é intensificar as coletas externas em empresas e hospitais.
Ainda, o Banco de Sangue se mantém relevante promovendo diversas ações de retorno à comunidade, como a Semana do Doador, promovida de 21 a 26 de novembro. Com o tema “Sangue torcedor – esse álbum salva vidas”, a ação faz referência à Copa do Mundo 2022. Como forma de agradecimento, será criado um grande álbum virtual de figurinhas, onde os craques estampados serão os doadores, além da entrega do adesivo “Artilheiros da Vida” como medalha, entre outras atividades. “Esta é uma maneira de promover a importância da doação de sangue e estimular essa prática na comunidade, não somente durante esta semana especial, mas sim no ano todo. Temos a expectativa de realizar cerca de 300 coletas durante a campanha, lembrando que para cada doação, são três vidas salvas”, explica Claudinéia. Quem doar sangue nesta semana receberá uma camiseta de brinde e um lanche especial.
O horário de atendimento durante a Semana do Doador será das 7h30 às 16h nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de novembro. Somente no dia 24 de novembro, devido ao jogo do Brasil, o horário será das 7h30 às 13h30. O Banco de Sangue de Caxias do Sul fica na Rua Garibaldi, 476, 1º andar (Ed. Centro Médico Pasteur) Centro.
Sobre o Banco de Sangue
O Banco de Sangue de Caxias do Sul foi criado em 1953, com a proposta de atender serviços hemoterápicos focados em cirurgias de maior porte. Prestamos atendimento na nossa sede – local onde as doações de sangue são realizadas – e possuímos três postos intra-hospitalares: Agências Transfusionais distribuídas nos hospitais Círculo, Saúde e Virvi Ramos, todos em Caxias do Sul. Além disso, atende a hospitais de toda a região nordeste do Rio Grande do Sul, num total de 12 municípios.
Considerado modelo no estado e precursor de modernas técnicas em hemoterapia, o Banco de Sangue de Caxias do Sul, ao longo de sua trajetória, sempre primou pela qualidade e inclusão de novas tecnologias ao seu serviço. O Banco de Sangue conquistou, em 2007, o certificado de Acreditação Plena, conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo o primeiro serviço de hemoterapia do Rio Grande do Sul a obter o mérito.
Atualmente, é a maior instituição hemoterápica privada do estado, ocupando sempre um lugar de vanguarda na prestação de serviços de hemoterapia. Sua participação no Grupo HHemo, do qual é um dos fundadores, teve início em 2018. O HHemo é a maior rede de hemoterapia do Brasil, com regionais em 92 cidades e 21 estados. Atualmente, conta com cerca de 1.200 colaboradores e realiza mais de 215 mil coletas por ano e mais de 380 mil transfusões ao ano, entre outros números.
Importante ressaltar que a HHemo integra o Imunolab, de São Paulo (SP), único laboratório especializado em triagem de doadores de sangue do mundo a ser certificado pela AABB (American Association of Blood Banks), órgão internacional que comprova o alto desempenho de instituições que atuam na área de medicina transfusional e terapia celular.
O Banco de Sangue de Caxias do Sul atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e aos sábados, das 7h30 às 12h.