A partir de maio de 2025, turistas de 60 nacionalidades, incluindo brasileiros, terão que apresentar uma autorização online para ingressar na Europa. Emitido online, o documento terá custo de 7 euros – aproximadamente R$ 43, na cotação atual. A previsão inicial era que a exigência entrasse em vigor em 2024.
Conhecida como Etias – sigla que refere-se ao Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização –, a autorização vai ser exigida para acesso ao Espaço Schengen, que abrange 26 países do velho continente.
Ylva Johanson, comissária de assuntos domésticos da União Europeia, revelou a informação ao jornal britânico The Guardian.
A nova exigência é destinada para turistas de países que não necessitam de visto para viajar à Europa, como o Brasil, que acessam o continente apenas com o passaporte. A emissão do documento ocorre antes da viagem, o que torna mais rápida a passagem dos turistas pelos postos de imigração na fronteira.
A União Europeia acredita que o Etias é uma forma de garantir mais segurança ao seu território. A autorização vai checar fontes de dados com informações do solicitante e exigir cadastro de digitais ou reconhecimento facial, para facilitar a identificação de possíveis ameaças – como membros de grupos terroristas.
A exigência é válida para turistas de todas as idades. No entanto, menores de 18 anos e idosos com idade acima de 70 anos serão isentos de taxa de emissão. Na inscrição para o Etias, é preciso responder perguntas sobre segurança, saúde e planos de viagem. Além disso, as seguintes informações são solicitadas:
- Nome completo
- Gênero
- Nacionalidade
- Cidade e país de nascimento
- Data de nascimento
- Endereço atual no país residente
- Número do passaporte
- Data de emissão do passaporte
- Data de validade do passaporte
- País de emissão do passaporte
- Número de telefone
- Endereço de e-mail
- Estado-membro do Espaço Schengen por onde entrará
Solicitação deve ter antecedência ao período da viagem
Conforme o The Guardian, o documento levará aproximadamente 96 horas para ser emitido. Em alguns casos haverá necessidade do estrangeiro enviar mais informações, com prazo de resposta de até quatro semanas, por isso indica-se realizar a solicitação com antecedência ao período da viagem.
A nova autorização vai permitir estadias curtas, entre 90 e 180 dias. Com o Etias em mãos, os turistas poderão circular livremente nos 26 países do Espaço Schengen:
- Áustria
- Bélgica
- República Tcheca
- Dinamarca
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Holanda
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
Foto: Segue Viagem